Climatempo – um ciclone extratropical atua próximo ao litoral da Argentina e do Uruguai e provoca vento forte sobre o oceano, causando agitação marítima intensa e que força o mar a subir. As grandes ondas geradas chegam nesta segunda-feira, 25 de junho, à noite, às praias do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina, com altura entre dois e três metros.
Na terça-feira, 26 de junho, a agitação marítima atinge as demais áreas costeiras de Santa Catarina e do Paraná, com ondas de dois metros de altura. A partir da tarde, o trem de ondas chega também ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Durante a noite desta terça-feira, a altura das ondas chega a dois metros nas praias do Rio de Janeiro, com previsão de ressaca. Há risco de ressaca também no litoral de São Paulo, com ondas de até 2,5 metros.
Na quarta-feira, dia 27 de junho, o mar fica agitado na madrugada e manhã nas praias de São Paulo, com ondas entre 2 e 2,5 metros. Durante a tarde, as ondas começam a baixar. Nas praias do Rio de Janeiro, o mar fica agitado durante toda a quarta-feira, ainda com risco de ressaca e ondas de até três metros. O mar baixa nas praias do Sul.
Na quinta-feira, dia 28, a agitação marítima diminui também ainda mais nas praias da Região Sul, do Rio de Janeiro e de São Paulo.