A diretoria do Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária – INBRAVISA, com o objetivo institucional de contribuir para a prevenção de riscos à saúde da população, divulga algumas medidas básicas para prevenção de riscos à saúde após enchentes.
Várias doenças são causadas pelo contato com água e lama, sendo a leptospirose a doença mais preocupante visto que pode levar o doente ao óbito, e assim, alguns cuidados devem ser adotados para prevenir doenças durante e depois das enchentes:
1) Evite contato com as águas das enchentes, e caso isto seja inevitável, permaneça o menor tempo possível na água ou na lama. Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água e na lama das enchentes.
2) Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos ao retornar para casa após uma enchente e evite pisar diretamente na água ou na lama.
3) Jogue fora medicamentos e alimentos (frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leites e derivados, enlatados etc.) que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados.
4) Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar, e procure beber sempre água potável, e para isto recomenda-se ferver por ao menos um minuto, ou adicione duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Os frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, próprio para diluir na água de beber e cozinhar, podem ser encontrados em farmácias ou supermercados.
5) As casas atingidas pela enchente, devem passar por um processo de limpeza e desinfecção sendo fundamental que a pessoa use luvas, botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como sacos plásticos duplos). Com uso de escova, sabão e água limpa a lama que restou nos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos da casa é retirada.
6) Utensílios domésticos como panelas, copos, pratos e talheres, devem ser desinfetados por cerca de 01 hora com a imersão em uma solução desinfetante diluindo um copo (200 ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) em quatro copos de água (800 ml).
Caso alguma pessoa conhecida começe a apresentar sintomas parecidos com os da gripe (febre, dor no corpo e mau estar geral) procure imediatamente uma unidade de saúde para que sejam feitas as devidas avaliações inclusive os testes para diagnóstico da leptospirose.
Gerencia de Comunicações – INBRAVISA