O segundo domingo de maio é uma data comemorativa para as famílias brasileiras. O Dia das Mães é o momento de filhos, netos e maridos demonstrarem todo carinho à essas mulheres especiais e é hora também de presentear. O comércio fica aquecido, principalmente quando há mudança no tempo.
Em uma das lojas do Centro de São Paulo, os comerciantes contam que aumentaram o estoque e que hoje e amanhã as lojas devem estar movimentadas. “Estamos esperando que as vendas tripliquem já que no Dia das Mães é sempre assim,” diz Suelen Mathias da loja Triangulo. Ainda de acordo com Suelen, a aposta é para o vestuário.
As vendas devem aumentar 8% em relação a mesma data do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping. Entre os itens mais procurados nas lojas estão roupas, calçados, cosméticos e acessórios.
O Dia das Mães também aumenta o movimento dos restaurantes. “As reservas pra esta data subiram 89%, por conta disso contratamos duas pessoas” afirma Vanessa Escobar, representante de uma franquia de comida japonesa.
De acordo com a Somar, por causa de uma frente fria, o domingo festivo será chuvoso em São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo, sul de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, litoral do Paraná, sul do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além da chuva, a temperatura cai nessas regiões. As chuvas mais fortes se concentram no norte de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
Áreas de instabilidade causam chuva no Norte do país.
O tempo fica aberto apenas na Bahia, no norte do Mato Grosso e oeste de Pernambuco. “Apesar de fazer muito frio, não vai chover no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná”, comenta Flávia Matioli da Somar Meteorologia.
No Sul, Sudeste e Centro -Oeste as temperaturas despencam. A máxima não passa dos 18°C no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em Minas Gerais, Espírito Santo e no Nordeste do Brasil faz calor de 30°C.