Começou nesta quarta-feira, 14, o prazo de inscrição no concurso público que vai preencher 9.932 vagas de agente de organização escolar para trabalhar nas escolas da rede estadual. Os interessados poderão se cadastrar no site da Fundação Vunesp, até as 16h do dia 26 de março (horário de Brasília). O valor da inscrição é de R$ 22,90.
Para concorrer, os candidatos deverão atender às seguintes exigências: possuir nacionalidade brasileira; ter idade mínima de 18 anos completos; estar em situação regular com a Justiça Eleitoral; estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino); não registrar antecedentes criminais; possuir certificado de conclusão em curso de nível médio ou equivalente, reconhecido pela Secretaria da Educação; conhecimentos de informática; apresentar os originais do certificado de sanidade e capacidade física, emitido pelo órgão médico oficial do Estado de São Paulo.
O concurso será composto por prova objetiva sobre conhecimentos gerais e específicos, além de avaliação de títulos. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma das 91 diretorias de ensino pertencentes à rede estadual de ensino de São Paulo, na qual realizará a prova. A prova será no dia 22 de abril nos municípios-sedes das 91 diretorias de ensino.
O que faz um agente escolar?
Dar suporte às ações da secretaria e atender à comunidade da escola são as funções do agente escolar. Ele também zela pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade; orienta os estudantes quanto às normas de conduta previstas no regimento escolar; controla a movimentação dos estudantes nas dependências da escola e imediações e auxilia na manutenção da disciplina geral. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 800.
Do Portal do Governo do Estado