Previsão do tempo Climatempo – no próximo sábado, no feriado de Tiradentes, haverá vários sistemas atuando sobre o Brasil. No Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, áreas de instabilidade, associadas à passagem de uma frente fria, provocarão muita chuva ao longo do feriado. Existe o alerta para o risco de chuva e vento forte.
No norte de Minas, na maior parte da Bahia, Distrito Federal e Espírito Santo, a presença de uma massa de ar seco impede que as nuvens de chuva se formem sobre a maior parte dos estados. De acordo com a Climatempo, as “ondas de leste”, um fenômeno meteorológico comum na costa leste do Nordeste nesta época do ano, devem permanecer no litoral leste do Nordeste neste feriado.
Já na costa norte nordestina, onde fica o litoral do Maranhão, também há previsão de chuva, provocada pela presença da Zona de Convergência Intertropical. Este sistema também ajuda a formar nuvens pesadas de chuva sobre parte do Pará e Amapá. Veja abaixo como fica a previsão para o fim semana prolongado na sua região:
Região Sul
Sexta-Feira: o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora no oeste do Paraná. Já no centro-sul e no leste do Rio Grande do Sul, o sol predomina, faz calor à tarde e o tempo fica firme. Nas demais áreas da região, o dia também é de bastante sol e temperatura alta. Durante a tarde, por causa do ar abafado e do avanço de uma frente fria, a nebulosidade aumenta e causa várias pancadas de chuva, devendo ser mais fortes no noroeste gaúcho, no oeste catarinense e no sul paranaense.
Sábado: a previsão é de tempo fechado e chuva a qualquer hora do dia em todo o Paraná e na maior parte de Santa Catarine e do Rio Grande do Sul. No sul gaúcho, o sol aparece entre muitas nuvens. Contudo, não há condições de chuva. Em Porto Alegre, na Serra Gaúcha, no sul e no leste catarinense, o tempo fica instável, com muita nebulosidade, breves períodos de sol e pancadas de chuva no decorrer do dia. Toda a região tem risco de chuva forte e volumosa.
Domingo: o tempo segue fechado com chuva a qualquer hora no norte do Paraná. Nas demais áreas paranaenses, em Santa Catarina e na Serra Gaúcha, o sol até aparece, mas o céu fica sempre com muitas nuvens e também ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia. Nas demais áreas gaúchas, o sol volta a predominar e o tempo fica firme, ainda com muita nebulosidade e frio pela manhã.
Região Sudeste
Sexta-Feira: o sol brilha forte e faz calor em todo o Sudeste. No oeste e no noroeste de São Paulo, a nebulosidade aumenta com o tempo abafado e provoca algumas pancadas de chuva no período da tarde. Nas demais áreas da região, o céu fica com pouquíssimas nuvens e não há expectativa de chuva.
Sábado: uma frente fria se aproxima do Sudeste e fecha o tempo no sul e no oeste de São Paulo, onde a previsão é de chuva a qualquer hora do dia. Já no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no centro-norte de Minas Gerais, incluindo a capital, o sol brilha forte, faz calor e o tempo fica seco. Nas demais áreas da região, o sol também predomina, mas o ar fica abafado, a nebulosidade aumenta e ocorrem algumas pancadas de chuva durante a tarde. Todas as regiões paulistas têm risco de temporais.
Domingo: uma frente fria deixa o tempo fechado com chuva a qualquer hora na maior parte de São Paulo. No norte paulista, no sul de Minas Gerais, no Triângulo e no centro-sul do Rio de Janeiro, o sol aparece fraco entre muitas nuvens e também ocorrem várias pancadas de chuva ao longo do dia. Já no Espírito Santo e no centro-norte mineiro, o tempo segue ensolarado, quente e seco. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece entre nebulosidade variável e há previsão de chuva a partir da tarde.
Região Centro-Oeste
Sexta-Feira: o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia no sul e no oeste de Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso. Já na maior parte de Goiás e no Distrito Federal, o ar volta a secar. O sol brilha forte, faz calor à tarde e não chove. No oeste, no sul goiano e nas demais áreas, o tempo segue com sol e temperatura alta, mas o ar fica abafado e há previsão de pancadas rápidas de chuva a partir da tarde.
Sábado: o tempo fica fechado com chuva volumosa no sul de Mato Grosso do Sul. Chove principalmente no final do dia, entre períodos de sol e muitas nuvens no centro-oeste sulmatogrossense e no oeste de Mato Grosso. Faz sol o dia todo e não chove no centro-norte de Goiás e no Distrito Federal. O sol predomina nas demais áreas da região, porém a nebulosidade aumenta durante a tarde e provoca pancadas rápidas de chuva.
Domingo: o tempo segue fechado com chuva a qualquer hora no leste e na região central de Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande. Nas demais áreas do Estado e na maior parte de Mato Grosso, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e também chove bastante no decorrer do dia. Já no norte de Goiás e no Distrito Federal, o sol brilha forte e o tempo segue firme. No leste matogrossense e no sul goiano, o sol predomina, faz calor e só ocorrem algumas pancadas de chuva a partir da tarde.
Região Nordeste
Sexta-Feira: o tempo fica instável no norte do Maranhão, com sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Já no interior da Bahia, no centro-sul do Piauí e no sertão de Alagoas e Pernambuco, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo fica firme, com baixa umidade do ar. Nas demais áreas do Nordeste, o sol também predomina, mas o ar fica abafado, a nebulosidade aumenta e há previsão de chuva rápida no decorrer do dia.
Sábado: o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora no norte e no oeste do Maranhão. Já no interior da Bahia, no sul do Piauí e no sertão de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, o ar segue seco e faz bastante calor. Nas demais áreas do Nordeste, o sol também predomina, mas a nebulosidade aumenta e provoca chuva rápida no decorrer do dia.
Domingo: o tempo fica instável no centro-norte do Maranhão e no norte do Piauí e do Ceará, com sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Já na Bahia, em Sergipe, em Alagoas, no interior de Pernambuco e no sul do Piauí, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo segue firme, com baixa umidade do ar. Nas demais áreas do Nordeste, haverá sol e calor, com ar abafado, um pouco de nebulosidade e chuva rápida no decorrer do dia.
Região Norte
Sexta-Feira: o sol brilha forte entre poucas nuvens e não chove no sudeste do Tocantins. Nas demais áreas do estado e no sudeste do Pará, o sol também predomina e faz calor, mas a nebulosidade aumenta e há previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde. Em todas as demais áreas do Norte, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e ainda chove a qualquer hora do dia. O risco de chuva forte é maior no norte do
Pará e do Amazonas.
Sábado: a nebulosidade diminui sobre o sudeste do Tocantins, onde o sol brilha forte e não chove. No leste, no centro e no sudoeste desse estado, o sol aparece forte pela manhã e o ar fica abafado e a partir da tarde, momento em que poderão ocorrer pancadas rápidas de chuva. Em todas as demais áreas do Norte, o céu continua com muita nebulosidade e chove a qualquer hora do dia, intercalando breves períodos de sol. Há risco de chuva volumosa em Roraima e no norte do Pará.
Domingo: o sol brilha forte e ainda não chove no sudeste do Tocantins. Nas demais áreas desse estado, o sol também predomina, mas o ar abafado favorece o aumento da nebulosidade e há previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde. Todas as demais áreas da Região Norte seguem com tempo bastante instável. O sol aparece sempre entre muitas nuvens e ainda chove a qualquer hora.