Após recordes de calor pelo Centro e Sul do Brasil, a passagem de uma frente fria e uma massa de ar polar na retaguarda derrubam as temperaturas neste fim de semana. De acordo com os meteorologistas da Somar, a mínima fica mais baixa apenas no Sul, mas máxima cai em várias localidades do país.
No Sul do país, a mínima fica entre 9°C e 12°C no centro e norte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e leste e sul do Paraná. Já a temperatura diurna fica baixa no centro e leste da Região Sul até o domingo, com máxima que não passa dos 24°C em alguns municípios.
No Sudeste, o padrão será semelhante durante o fim de semana, com máximas de até 24°C em alguns municípios na região de divisa de São Paulo com Minas Gerais e São Paulo com o Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, a temperatura máxima fica mais baixa (até 24°C em alguns municípios) em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul entre os dias 11 e 15 de fevereiro.
No Nordeste, o destaque vai para máximas mais baixas no oeste da Bahia. No Norte, espera-se temperatura máxima (até 24°C em alguns municípios) em pelo um Estado da Região a cada dia até 22 de fevereiro. A frequência de máximas mais baixas será maior no centro e leste de Tocantins, sul do Pará e na costa do Amapá.
Calor volta logo
Entre os dias 14 e 23 de fevereiro o calor volta a predominar sobre a Região Sul, especialmente o oeste dos três Estados. Os dias 18 e 21 serão os mais quentes do período. No Sudeste, a temperatura máxima volta a subir a partir do início da semana que vem, com retorno do calor extremo a partir de 20 de fevereiro.
Já no Centro-Oeste, o calor volta com força a partir do dia 16 de fevereiro, porém predomina apenas em Mato Grosso do Sul. No Nordeste, o calor extremo retorna a partir do dia 19 de fevereiro, predominando até 24 de fevereiro, especialmente sobre o norte da Região.
No Norte, espera-se grande oscilação de temperatura pelos próximos 15 dias. Em um mesmo dia, um Estado deve ficar com tempo chuvoso e menos quente e outro Estado deve registrar calor extremo. Em média, o calor predominará mais no Acre, Roraima e Amazonas nos próximos dias.