A frente fria não consegue avançar muito pelo Rio Grande do Sul na sexta-feira e as chuvas ficam concentradas sobre o centro, oeste e sul do Estado, com risco de alagamentos em municípios do sul gaúcho, como Santa Vitória do Palmar, Jaguarão e Chuí. Além das chuvas, as rajadas de vento podem chegar a 80km/h e há potencial para granizo, sobretudo no sul do Estado. Já no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o tempo permanece seco e apenas com aumento da quantidade de nuvens. À tarde, ainda faz calor com máxima de 27°C no oeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná. Já em Santa Catarina, a máxima chega aos 24°C. Apenas no sul do Rio Grande do Sul, a temperatura já começa a cair e não passa dos 21°C.
Segundo os meteorologistas da Somar, no sábado o bloqueio rompe e a frente fria avança pela Região Sul, levando chuva ao centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao centro e sul do Paraná. Apesar do avanço do sistema, o acumulado de chuva diminui em relação à sexta-feira em toda a Região. Além disso, uma massa de ar polar causa declínio da temperatura mínima no Rio Grande do Sul, com termômetros entre 6°C e 9°C. Já em Santa Catarina e Paraná, o efeito será contrário, com elevação da temperatura da madrugada. À tarde, a temperatura máxima cai em boa parte da Região Sul, não passando dos 18°C no extremo sul gaúcho e dos 21°C em Santa Catarina e no sul do Paraná. Apenas no noroeste paranaense faz calor de 27°C.
No domingo, a frente fria volta a ganhar força, gerando acumulado de mais de 50mm sobre o norte de Santa Catarina e mais de 40mm no leste do Paraná. A chuva será bem mais abrangente, atingindo todo o Paraná e Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul. Ainda venta forte, com rajadas entre 50km/h e 60km/h e há risco de granizo, especialmente entre Santa Catarina e o Paraná. A temperatura continua caindo, com mínima entre 3°C e 6°C na Campanha Gaúcha e entre 9°C e 12°C no centro de Santa Catarina e centro e leste do Paraná. À tarde, a máxima não passa dos 15°C em toda a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e na Serra Geral. Apenas no norte do Paraná, ainda faz calor de 27°C.
Para a próxima semana, a previsão é de muita chuva em boa parte do Paraná, com acumulados elevados no centro e norte do Estado. Os meteorologistas alertam para o risco de transtornos, especialmente em alguns municípios de divisa com São Paulo.