Apesar da presença de uma massa de ar polar, a segunda-feira será caracterizada pelas nuvens sobre o Paraná, Santa Catarina e norte e oeste do Rio Grande do Sul. Trata-se de áreas de instabilidade que se formam sobre o Paraguai e aos poucos chegam à Região Sul. Os ventos de quadrante norte favorecem a elevação da temperatura, mas a sensação ainda será de frio, com máxima que não chega aos 20°C na maior parte da Região Sul. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, o frio aumenta consideravelmente e há pequena possibilidade de neve na Serra Geral (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) nas primeiras horas da quarta-feira.
Segundo previsão da Somar Meteorologia, a passagem de uma nova frente fria volta a causar chuva em boa parte da Região Sul nesta terça-feira. Apesar dos baixos acumulados, há risco de ventos fortes, entre 70km/h e 80km/h, entre o norte do Rio Grande do Sul e o Estado de Santa Catarina à tarde e à noite. A temperatura mínima sobe bastante, mas boa parte da Região Sul ainda terá termômetros abaixo dos 10°C. À tarde, faz calor de 27°C no noroeste do Paraná, mas a máxima não passa dos 15°C na maior parte do Rio Grande do Sul e dos 18°C em Santa Catarina.
Na quarta-feira, a frente fria traz chuva ao Paraná e norte de Santa Catarina, sendo forte na costa do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba e região de Joinville-SC. São esperadas mínimas negativas em boa parte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. No Paraná, os termômetros chegam aos 6°C no sul do Estado. À tarde, a máxima não passa dos 12°C no Rio Grande do Sul, 15°C em Santa Catarina e 18°C em boa parte do Paraná.
Na quinta-feira, o frio toma conta da Região Sul, com mínimas negativas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e em torno de 0°C no sul do Paraná. Na sexta-feira, faz muito frio em toda a Região Sul, com geadas amplas nos três Estados. Apesar disso, não há potencial para geadas em áreas de cana-de-açúcar, laranja e café do Paraná.