Esperam-se mínimas entre 9°C e 15°C na maior parte dos municípios até a próxima semana, com destaque para a mínima em torno de 6°C nos pontos mais elevados do Sudeste. Aos poucos, a temperatura entra em elevação em toda a Região Sul e até a quinta-feira, esperam-se mínimas acima dos 10°C em toda a Região. É uma boa diferença, visto que hoje os termômetros chegaram a -4,4°C em Urupema, -3,1°C em Bom Jardim da Serra e a 2,4°C em Caçador, todas em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, a mínima hoje chegou a 0,3°C em Vacaria, 0,8°C em São José dos Ausentes e a 3,1°C em Canela. No Paraná, a menor temperatura foi de 3,1°C em General Carneiro.
De acordo com os meteorologistas da Somar, a próxima onda de frio chega apenas por volta do dia 23 de maio, devendo gerar mínimas entre 3°C e 6°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai até 27 de maio. No entanto, esse frio não chega com muita força ao Paraná e Santa Catarina neste período.
Já no Sudeste e em partes do Centro-Oeste e Nordeste, o padrão de temperatura será diferente. Além das máximas mais baixas por conta do excesso de chuva deste início de semana, a partir da sexta-feira, a temperatura mínima também entra em declínio em todo o Sudeste, em Goiás, no Distrito Federal e em parte da Bahia. Esperam-se mínimas entre 9°C e 15°C na maior parte dos municípios até 24 de maio, com destaque para a mínima em torno de 6°C na madrugada do dia 22 de maio nos pontos mais elevados do Sudeste.
Calor
Até a sexta-feira desta semana, esperam-se máximas de mais de 33°C em boa parte da Região Norte, noroeste de Mato Grosso e oeste do Maranhão. Entre os dias 19 e 23 de maio, a máxima passa dos 33°C no centro e norte do Amazonas e do Pará, norte de Tocantins e sul de Roraima. Já entre 24 e 28 de maio, o calor volta a se expandir por boa parte da Região Norte, oeste do Maranhão e norte de Mato Grosso.