Uma grande massa de ar seco e quente toma conta da Região Sul, dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, do interior de Minas Gerais e da Região Nordeste, de todo o Centro-Oeste e do sul e leste da Região Norte inibindo a formação de nuvens de chuva e deixando a temperatura até 6°C mais elevada que o normal em alguns municípios, como Foz do Iguaçu-PR. Em Porto Velho-RO, ontem foi o dia mais quente do ano, com 37,2°C (pouco mais de 4°C acima da média para o mês).
A umidade relativa do ar tem chegado a valores históricos, com níveis de deserto. Em São Paulo, o índice chegou a apenas 10% na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, na zona norte da cidade, igualando o valor de 14 de agosto de 2009. Entretanto, no aeroporto de Congonhas, a umidade foi ainda mais baixa, chegando a pouco menos de 9% e batendo 2009 (naquele dia, o aeroporto registrou 14%).
Além da cidade e do Estado de São Paulo, a umidade vem alcançando valores bastante baixos desde pelo menos o início deste mês nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Pará, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Bahia, Piauí e Ceará, além do Distrito Federal.
De acordo com os meteorologistas da Somar, a quarta-feira segue com tempo seco e quente na maior parte do Brasil. Hoje são esperadas chuvas generalizadas apenas entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo, além do norte da Região Norte, onde há condição para pancadas isoladas e de baixo volume.