Vestibular das Fatecs – as inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br , até as 15 horas da próxima segunda-feira, 11 de junho. O exame será no dia 1º de julho.
O vestibular para o segundo semestre de 2012 oferece 11.895 vagas – distribuídas entre as 55 Fatecs –, o que representa um crescimento de 1.035 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (10.860).
No ato da inscrição o candidato pode colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, desde que oferecido na mesma faculdade; ou qualquer período do mesmo curso da primeira opção, de outra Fatec; ou ainda qualquer curso com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará no site www.vestibularfatec.com.br, no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.
Novidades
* Duas Fatecs, a de Itaquera, na Capital, e a de Diadema, passam a integrar o processo seletivo, oferecendo 160 e 80 vagas, respectivamente. Além da Fatec Pompéia (antes campus de Marília), que já oferece o curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, com 80 vagas.
* Do total de 62 cursos de graduação tecnológica que serão oferecidos, um é inédito: Produção de Cosméticos, na Fatec Diadema, com 80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite.
* Três Fatecs vão ampliar os cursos oferecidos:
Fatec Itaquaquecetuba – Gestão da Tecnologia da Informação (40 vagas de manhã);
Fatec Mauá – Fabricação Mecânica (80 vagas, divididas entre os períodos da manhã e da noite);
Fatec Presidente Prudente – Eventos (tarde) e Gestão Empresarial (noite), 40 vagas, cada.
* Três Fatecs vão implantar novas turmas em cursos já existentes:
Fatec Presidente Prudente – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas à noite);
Fatec São José dos Campos – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas à tarde); e
Fatec Zona Leste, na Capital – Comércio Exterior (40 vagas à tarde).
Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato dever ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.
Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.
O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível para download gratuito no site www.vestibularfatec.com.br.
Inclusão Social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.
É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo sitewww.vestibularfatec.com.br
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em 264 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 226 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 59 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.