A partir desta sexta-feira (29), estão abertas as inscrições para 40 mil vagas em 32 cursos presenciais e gratuitos de aperfeiçoamento e capacitação nas áreas de turismo e serviços para a Copa de 2014. Os cursos estão disponíveis nas 12 cidades-sede da Copa e em 117 municípios. A duração é de quatro meses e os selecionados receberão auxílio para alimentação e transporte.
A prioridade nessa primeira seleção é para os interessados pelos cursos nas cidades-sede da Copa das Confederações em 2013: Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador.
A cada semestre serão ofertadas 40 mil novas vagas, até o total de 240 mil pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A oferta é garantida por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os interessados devem ter 18 anos ou mais e morar em uma das 12 cidades-sede da Copa, entorno ou em um dos destinos turísticos selecionados. Depois da inscrição efetuada, o interessado será convocado assim que surgir uma vaga.
Campanha – A adesão ao programa de qualificação de profissionais de turismo e serviços será incentivada por vídeos e peças publicitárias impressas. A campanha circula desde a última quarta-feira (27) nos meios de comunicação, inclusive TVs, rádios, internet e mídias externas. O garoto-propaganda é o Cafu, Marcos Evangelista de Morais, capitão da Seleção Brasileira de futebol na conquista do mundial disputado na Coréia e no Japão, em 2002. Ele foi escolhido pela origem humilde e imagem de jogador de garra, que venceu na vida pela determinação e treinamento.
Como participar
As inscrições devem ser feitas em pronateccopa.turismo.gov.br, pelo link Cadastro, que estará disponível a partir desta sexta-feira (29). Devem ser preenchidos dados pessoais (como nome completo, endereço e CPF). O candidato deve escolher o curso de qualificação que deseja fazer, de acordo com o seu interesse ou com a área de atuação profissional.
Cada participante poderá escolher um curso de qualificação (profissionalizante) e/ou um de idioma, se trabalhar no setor. Se não for profissional da área, só pode escolher um curso dos 29 profissionalizantes. A escolha depende do grau de escolaridade do inscrito.