Uma intensa onda de frio avança pelo Brasil nesta semana, provocando acentuado declínio da temperatura no Sul, Sudeste, Mato Grosso do Sul e Bahia de hoje até quinta-feira. Aliás, hoje o dia já começou com mínima na casa dos 3°C e sensação de até -5°C em cidades do Sul do país.
Segundo os meteorologistas da Somar, na próxima madrugada há potencial para neve na Serra Geral e temperaturas negativas em várias cidades do Sul. A partir do dia 28 de setembro, o frio perde força rapidamente. Depois disso, entre 30 de setembro e 8 de outubro, espera-se frio fraco, porém persistente, no Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e leste do Paraná.
Calor
Com a entrada dessa forte onda de frio, nos próximos dias o calor fica restrito ao Nordeste, norte de Minas Gerais, norte de Goiás, Distrito Federal, norte e leste de Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Pará, Roraima e centro e leste do Amazonas. Até o início da próxima semana, o calor volta a se expandir, atingindo o interior do Paraná e boa parte das Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste até 10 de outubro.