Previsão do tempo e temperatura – o inverno começa nesta quarta-feira, às 20h09, com temperaturas mais baixas no Sul e no centro e sul de Mato Grosso do Sul. Esperam-se mínimas próximas dos 3°C nos três Estados do Sul e em torno dos 9°C no sul de Mato Grosso do Sul.
De acordo com os meteorologistas da Somar, a partir do dia 25 de junho o frio começa a perder força e não há expectativa de novo declínio da temperatura até o início de julho.
No Sudeste, o destaque vai para a queda da temperatura máxima, já que a semana será de muita chuva, especialmente em São Paulo.
Enquanto isso, o calor de mais de 33°C predomina no norte de Mato Grosso e em boa parte da Região Norte. Segundo previsão da Somar, este padrão de temperatura não deve mudar pelos próximos 15 dias.
No decorrer do inverno o aquecimento da água do Pacífico Equatorial fará com que o Brasil experimente o retorno do fenômeno El Niño. De acordo com os meteorologistas da Somar, trata-se de um fenômeno fraco e de curta duração, mas que mesmo assim, traz chuva acima da média à Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste e sul do Paraná).
“Além disso, a temperatura do Atlântico mais elevada que o normal também favorece uma estação mais chuvosa ao longo da costa do Sudeste”, adianta o meteorologista Celso Oliveira.
Na maior parte do Brasil, o inverno deve registrar precipitação entre a média à abaixo da média, lembrando que quase a totalidade dos Estados já costuma ter uma estação com pouca chuva.
Os meteorologistas chamam atenção para os desvios mais fortes entre as Regiões Norte e Nordeste. Isso porque a Zona de Convergência Intertropical e as Ondas de Leste devem continuar mais fracas, à exemplo dos últimos meses, fazendo com que alguns municípios recebam apenas 25% da chuva normal da estação (especialmente entre a costa norte do Rio Grande do Norte e o norte do Maranhão).
Temperaturas devem ficar mais altas que o normal
Com a formação do El Niño no decorrer da próxima estação, a temperatura sobe em todo o Brasil. A expectativa é de temperatura mais elevada que o normal, podendo ficar até 2°C acima da média em boa parte da Região Norte e no norte e oeste do Maranhão.