Nova massa de ar polar chega no fim do mês e aumenta o frio no Sul e em MS. De acordo com os meteorologistas da Somar, já não há previsão de frio intenso no Brasil como no início da semana (mínimas negativas), mas a tendência é de que as noites e madrugadas fiquem cada vez mais frias na Bahia e em boa parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste até o fim de semana.
Na Serra da Mantiqueira, divisa de São Paulo com Minas Gerais, a mínima pode chegar aos 2°C com formação de geadas na madrugada do sábado. Além disso, esperam-se temperaturas entre 12°C e 15°C em Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Bahia e 9°C nos pontos mais elevados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. No Sul, a temperatura continua na casa dos 5°C na Serra Geral.
As noites e madrugadas frias devem prosseguir até pelo menos 25 de maio em boa parte do país. Depois disso, mais para o fim do mês, a temperatura volta a subir no Nordeste, Sudeste e em boa parte do Centro-Oeste. Entretanto, no Sul e em Mato Grosso do Sul, uma nova massa de ar polar chega até o dia 30 de maio, reforçando o frio atual.
Calor
O calor extremo fica registro ao Tocantins, Pará, Amazonas e Acre até o domingo, com máxima de mais de 33°C. Já entre 21 e 25 de maio, o calor será mais sentido no noroeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará e Roraima. Mais para o fim do mês, o calor também avança na direção do oeste do Maranhão.