Ondas podem atingir até 3 metros de altura. Os ventos que sopram do oceano em direção a costa do país deixam o mar agitado desde o Rio de Janeiro até o norte de Pernambuco de hoje até pelo menos quarta-feira.
Segundo a Marinha, há possibilidade inclusive de ressaca nos próximos dias, por isso, banhistas e tripulantes de embarcações de pequeno porte devem tomar bastante cuidado.
Nesta segunda-feira, as ondas atingem 2,5 metros de altura desde a cidade do Rio de Janeiro até Vitória, no Espírito Santo. Mas nesta faixa, o mar se acalma a partir de amanhã. Já do sul da Bahia ao norte de Pernambuco, a agitação das ondas, que podem atingir 3 metros de altura, continua até quarta-feira.
A ressaca é provocada por ventos que fazem o nível do oceano subir, e as ondas ficam mais violentas quando chegam à costa. O fenômeno pode causar prejuízos ás construções a beira-mar.
Segundo os meteorologistas da Somar, os ventos vindos do oceano provocam chuva entre o Rio de Janeiro e Alagoas hoje a tarde e amanhã. Mesmo assim, o calor continua em toda essa faixa litorânea, com termômetros que chegam aos 28ºC.