Os medicamentos distribuídos pelo Ministério da Saúde receberão nova embalagem. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União do último dia 29 a resolução RDC 21/2012, que institui o novo Manual de Identidade Visual de Medicamentos para o Ministério da Saúde. Essa padronização atualiza a norma que estava em vigor desde 2002.
Além da nova proposta da arte gráfica, inspirada na bandeira nacional, as novas embalagens estarão de acordo com as normas já existentes para os demais medicamentos disponíveis no mercado. A nova rotulagem valoriza o nome do princípio ativo do medicamento frente ao nome comercial, para estimular os médicos a utilizarem o nome técnico dos produtos. Também visa facilitar a identificação dos medicamentos, prevenindo erros na entrega ou uso desses produtos.
Todos os rótulos trarão informações essenciais para garantir o uso correto dos produtos, como via de administração do medicamento, forma de conservação e restrição de uso, entre outros. Os produtores desses medicamentos terão 180 dias, a partir da publicação da norma, para alterar as embalagens.