A semana começa com o avanço de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil, que organiza o canal de umidade da Amazônia entre Norte e o Sudeste do país. Assim, as chuvas ficam concentradas nos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro, e também de forma mais isolada o Mato Grosso do Sul, Amapá e Roraima.
De acordo com os meteorologistas da Somar, há risco para transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra, inclusive em cidades mineiras, capixabas e fluminenses que já tiveram problemas no início de janeiro. Os acumulados podem passar dos 50mm entre estes Estados e também no oeste do Amazonas e em Rondônia.
Previsão de chuva também para o oeste da Bahia, interior do Maranhão, do Piauí e de Pernambuco, além do Estado de Alagoas, porém de forma bem rápida e com baixo volume acumulado.
Já, no centro-sul do país, assim como nas demais áreas do Nordeste, o tempo firme predomina e as temperaturas sobem cada vez mais. Destaque para o oeste gaúcho, onde os termômetros já alcançam os 35°C, graças ao suporte do chamado “nordestão”, que são ventos de nordeste que levam calor.