Climatempo – duas frentes frias passam com forte intensidade sobre o Sul do Brasil nos próximos dias, devendo causar chuvas volumosas e muito frio. A primeira frente fria avança sobre a região Sul, espalhando nuvens carregadas sobre Santa Catarina e Paraná. Os dois estados devem ficar em alerta para muita chuva até a noite de terça-feira. A chuva desta frente fria poderá causar alagamentos nas áreas urbanas. Há risco de raios e ventania. Um alerta especial deve ser considerado para a região entre a Grande Curitiba, o vale do Itajaí, o litoral de Santa Catarina e o do Paraná, pois estas regiões devem receber um volume de chuva muito elevado durante hoje e a terça-feira. O total de chuva acumulado nestes dois dias poderá superar os 100 milímetros, quantidade de chuva que em geral é suficiente para causar deslizamentos de terra e transbordamento de córregos.
Geada na semana que vem deve ocorrer na Grande Porto Alegre e Grande Curitiba
O Rio Grande do Sul não deve sofrer com as chuvas desta frente fria, mas é o estado que vai sentir primeiro, com mais força e por mais tempo, o frio intenso trazido pela passagem das duas frentes frias. A forte queda da temperatura começa a ser sentida pelos gaúchos nesta segunda-feira e será aumentada pela ação de ventos moderados a fortes.
Entre a terça e a quinta-feira, feriado de Corpus Christi, o ar polar vai atuar com muito força sobre o Sul do Brasil. Nestes dias devem ocorrer as mais baixas temperaturas do país este ano, batendo todos os recordes até agora inclusive nas capitais dos estados. Alerta para o alto risco de geadas generalizadas no Rio Grande do Sul ao amanhecer da terça, quarta e quinta-feira.
Deve gear também na Grande Porto Alegre. No centro-oeste e sul de Santa Catarina, há risco de geada na terça e quarta-feira. Na quinta-feira, até o vale do Itajaí poderá ter geada. No Paraná, o risco de geada é alto ao amanhecer da quarta-feira, dia 6, no oeste e sul do estado. Contudo, no feriado de 7 de junho, o frio será mais intenso e abrangente sobre o Paraná e poderá gear até na Grande Curitiba.