A atual onda de frio, que toma conta de boa parte das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Acre e Rondônia, perde força nos próximos dias. Segundo previsão da Somar, até o fim de semana o frio passa a ficar restrito apenas ao Sul, Sudeste, Goiás e Distrito Federal e, mesmo assim, esperam-se mínimas acima dos 10°C na maior parte dos municípios.
Uma nova onda de frio chega ao país no dia 13 de maio, Dia das Mães. De acordo com os meteorologistas da Somar, até o dia 16 de maio, a temperatura despenca no Sul, Sudeste e boa parte do Centro-Oeste. Na Serra Geral, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a mínima chega a 0°C. Já no sul e oeste do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul, a temperatura oscila entre 3°C e 6°C. Em partes de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, espera-se algo entre 6°C e 9°C.
Calor
O calor fica restrito ao Norte, Nordeste e o norte e oeste de Mato Grosso até o domingo. A máxima passa dos 33°C no Pará, norte de Tocantins e no leste do Amazonas. Já entre 7 e 11 de maio, o calor será mais intenso no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e noroeste de Mato Grosso. Entre os dias 12 e 16 de maio, o calor predomina em Tocantins, Pará e nordeste de Mato Grosso.