O ministro da Educação, Aloizio Mercadante conheceu as novas instalações do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Santos, obra que integra a expansão do ensino superior em todo país. O ministro destacou que a ampliação da Unifesp é o primeiro passo para um processo irreversível de formação de recursos humanos para a região da Baixada Santista, que precisa de profissionais na área de saúde. “Tudo isso significa uma perspectiva de formar profissionais competentes, participando, exercendo a cidadania; é assim que se faz uma universidade”, afirmou.
Para o reitor da Unifesp, Walter Manna Albertoni, a entrega das instalações significa mais uma etapa cumprida no processo de expansão da instituição em Santos, com o apoio da prefeitura e do Ministério da Educação. O reitor também destacou a missão da Unifesp de formar quadros. “Todos os professores têm doutorado e são pesquisadores da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] e da Fapesp [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo]”, disse.
O campus da Baixada Santista, criado há sete anos, vem ampliando as atividades. A nova estrutura é composta por dois blocos, com área total de 17 mil metros quadrados, 40 laboratórios de pesquisa, 12 laboratórios didáticos, 21 salas de aula e biblioteca. Foram investidos R$ 35 milhões. Parte dos recursos provém do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Além das atividades acadêmicas funcionará no local a direção do campus, que tem outras três unidades em Santos. Nas novas instalações, a partir deste ano, vai funcionar também o restaurante da universidade.
A unidade Silva Jardim, como será conhecida, vai atender 1,2 mil estudantes dos cursos de serviço social, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição e educação física. No total, contará com 1,4 mil alunos, 200 deles matriculados no novo curso de ciências do mar, que funcionará na unidade da Ponta da Praia. Os novos estudantes foram selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As aulas terão início no dia 27 próximo, em todas as unidades.
Para a diretora acadêmica do campus, Regina Spadari, as modernas instalações são fator decisivo para a aprovação, pela Capes, do programa de doutorado do curso de pós-graduação interdisciplinar em ciências da saúde — o curso é oferecido em nível de mestrado desde 2010. É o primeiro programa de doutorado em saúde da Baixada Santista, destinado a formar recursos humanos de alto nível para atuação na região.
Universidade — A Unifesp conta com 6.301 alunos matriculados em cursos de graduação, além de 3,1 mil nos de pós-graduação stricto sensu (doutorado, mestrado e mestrado profissionalizante) e 7.652 nos de pós-graduação lato sensu (especialização e aperfeiçoamento). A instituição paulista reúne 1.208 professores, 95% dos quais apresentam título de doutor.
No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do primeiro campus avançado de extensão universitária, implantado no município de Embu das Artes, na região metropolitana da capital. No começo do ano passado, foi inaugurado o segundo, na região de Santo Amaro, na capital.
Assessoria de Comunicação Social