A UFSCar receberá, no dia 28 de setembro, uma delegação composta por 12 universidades alemãs que tem como objetivo divulgar oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Somente cinco instituições de ensino brasileiras foram selecionadas para receber o grupo alemão. Juntamente com a UFSCar, a UFMG, a UNICAMP, a UFSC, além do Goethe-Institut também sediarão os visitantes.
Como lembra a diretora da Divisão de Convênios para Relações Internacionais, Maria Estela Antonioli Pisani Canevarolo, a UFSCar, na última chamada para a Alemanha do Programa CsF, teve todos os seus 16 candidatos homologados aceitos em universidades alemãs. Além disso, diversos acordos de cooperação existentes entre a UFSCar e instituições alemãs têm sido a base para uma crescente mobilidade docente e discente entre Brasil e Alemanha. “Estes fatores foram levados em consideração quando a UFSCar foi escolhida para receber as 12 universidades alemãs. É importante salientar que outras duas universidades federais que receberão a delegação alemã, a UFMG e a UFSC, têm grande tradição em internacionalização”, relata.
As universidades que virão à UFSCar oferecerão palestras e exposições sobre estudos e pesquisas e a programação completa pode ser conferida neste link, https://www2.ufscar.br/documentos/12175_programacao.pdf.
O Programa Ciência sem Fronteiras foi criado em 2011 pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento, CNPq e Capes, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. O objetivo do programa é promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Está prevista a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, para alunos de graduação e pós-graduação, bem como atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa.
A UFSCar, com o apoio operacional da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), está participando deste Programa no âmbito da graduação sanduíche desde setembro de 2011 quando foi lançado o 1º edital, tendo como país de destino os Estados Unidos. “Desde então participamos de todas as 13 chamadas públicas, tendo o número de candidatos interessados nas chamadas crescido exponencialmente”, conta Estela, completando que “um total de 245 alunos já foram aprovados no Programa Ciência sem Fronteiras como um todo”.
Para a Estela, a oportunidade do aluno no exterior é fundamental para o amaduracimento acadêmico e pessoal. “É extremamente importante a experiência do aluno de graduação em instituições estrangeiras seja pela necessidade do entendimento e comunicação em uma outra língua seja pela diversidade do conhecimento e/ou pesquisa em sua área de estudo. Agregado a isso, está o fator do compartilhamento de todo esse conhecimento e experiência, acadêmica e pessoal, adquiridas no exterior, com os colegas e com instituição de origem como um todo”, finaliza Estela.
As palestras com as universidades alemãs acontecem no Anfiteatro Bento Prado Jr e Anexo, localizados na área Norte do campus São Carlos da UFSCar, das 10 às 15 horas. A atividade é aberta a todos os graduandos e pós-graduandos interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), www.daad.org.br, ou pelo telefone (16) 3351-8402.