Luciano Coutinho também comentou, durante reunião com associados do IDV, que a economia brasileira tem solidez para enfrentar a crise mundial. O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, participou nesta sexta-feira (25/05), em São Paulo, de uma reunião com os varejistas associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), e confirmou que a economia brasileira tem solidez para atravessar a crise mundial, graças, principalmente, à sustentação da renda e do emprego no país. Ainda de acordo com o presidente, outro ponto fundamental é a capacidade do governo de acelerar investimentos que estão sob sua influência, como, por exemplo, nas áreas de mineração, energia e logística.
“O governo tem um conjunto de alavancas para sustentar e acelerar o investimento. O Brasil continuará crescendo, assim como o setor varejista”, explica Coutinho, que, inclusive, se comprometeu a analisar alternativas para que o BNDES flexibilize mais empréstimos para o varejo.
Esta, aliás, é uma antiga reivindicação do IDV. “O varejo necessita de mais linhas de crédito e precisa ser tratado como prioridade, pois é ele que investe em logística, fomenta todo o mercado interno e gera muitos empregos, sendo o segundo maior empregador do país. É preciso ter uma visão de cadeia, pois quanto mais se investir no varejo, mais as indústrias serão beneficiadas”, justifica Castro.
Sobre o IDV
O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 36 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.