Após a escassez de chuva que predominou na maior parte do Brasil durante o mês de agosto, o cenário mudou no final da estação de inverno, quando a entrada de uma frente fria ocasionou tempo severo no Rio Grande do Sul e avançou pelo litoral e interior do Brasil. A previsão climática de consenso para o trimestre outubro, novembro e dezembro de 2012 (OND/2012) continua indicando maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria abaixo da faixa normal (40%) em uma grande área que engloba o centro-leste da Região Norte e o oeste da Região Nordeste.
Na Região Sul, a maior probabilidade é de chuvas na categoria acima da normal (45%). Esta previsão também se aplica ao sul das Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Para a grande área central do Brasil e boa parte da Região Nordeste, a previsão indica o padrão climatológico, com igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). As temperaturas estão sendo previstas dentro do padrão climatológico para o sul do País, ressaltando-se que ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio e declínio das temperaturas durante a primavera. O mesmo pode ocorrer na faixa litorânea do Nordeste. Nas demais áreas do Brasil, as temperaturas podem variar de normal a ligeiramente acima da normal climatológica.
NORTE
Chuva – abaixo da faixa normal no leste do Amazonas, Amapá, Roraima, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, a previsão indica comportamento climatológico, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – variando de normal a acima da normal climatológica.
NORDESTE
Chuva – abaixo da faixa normal no Maranhão, oeste do Piauí e noroeste da Bahia. Nas demais áreas, que se encontram no período normal de estiagem, a previsão indica comportamento climatológico. Temperatura – variando entre normal, na faixa litorânea, a acima da normal climatológica, no interior da Região.
CENTRO-OESTE
Chuva – em torno da normal climatológica na maior parte da Região, com exceção do centro-sul do Mato Grosso do Sul, onde as chuvas podem se situar na categoria acima da faixa normal. Temperatura – variando de normal a acima da normal climatológica.
SUDESTE
Chuva – variando de normal a acima da faixa normal no sul da Região. Nas demais áreas, as chuvas são previstas em torno da normal climatológica, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – variando de normal a acima da normal climatológica.
SUL
Chuva – variando de normal a acima da faixa normal na maior parte da Região. Temperatura – em torno da normal climatológica, com possibilidade de declínio mais acentuado das temperaturas em alguns períodos.