Segundo previsão da Somar Meteorologia, a semana será caracterizada pela chuva em boa parte do Brasil. Apenas no sertão nordestino, incluindo-se boa parte da Bahia (região bastante castigada pela seca nos últimos meses), e no norte de Minas Gerais, o risco de chuva será menor.
Há previsão de elevado acumulado de chuva em boa parte da costa do Nordeste, especialmente no litoral norte da Região, em boa parte da Região Norte, em Mato Grosso, na costa do Sudeste, no interior do Rio Grande do Sul e na costa de Santa Catarina e do Paraná.
Mesmo com tanta chuva, o calor predomina em boa parte do país. Apenas no Planalto e Serra de Santa Catarina, a temperatura permanecerá mais baixa, não passando dos 24°C até o fim da semana.
Nova massa de ar frio chega à Região Sul no fim de semana: a diminuição da chuva e as noites de céu claro (sem nuvens) fazem com que a temperatura noturna caia em todo o Estado de Minas Gerais entre 11 e 16 de abril, segundo previsão da Somar Meteorologia. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a mínima deve oscilar entre 12°C e 15°C em boa parte do Estado neste período.
Além disso, a partir do dia 15 de abril, uma nova massa de ar frio chega à Região Sul, deixando a temperatura mínima mais baixa até pelo menos o dia 23 de abril nos três Estados da Região. A mínima neste período oscila entre 9°C e 15°C.
Calor
Nesta semana, o calor predomina em boa parte das Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, com máxima de mais de 33°C em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. Até 18 de abril, o calor também aumenta no Maranhão e Tocantins, com máxima de mais de 33°C.