Segundo previsão da Somar, o avanço de uma nova massa de ar polar causa declínio acentuado da temperatura na Região Sul e em partes do Sudeste e Centro-Oeste. No domingo, a máxima não deve passar dos 12°C em municípios do Rio Grande do Sul (depois de vários dias com mais de 30°C).
Já no Centro-Oeste, a segunda-feira será o dia mais frio, com máxima de 15°C no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. Já no Sudeste, o frio chega ao sul e leste de São Paulo na próxima terça-feira, com máxima em torno dos 21°C.
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, um outro declínio de temperatura, bem mais fraco que o deste fim de semana, deve acontecer por volta do dia 7 de setembro na Região Sul.
Calor
Por outro lado, as temperaturas seguem elevadas nos próximos 15 dias no centro e norte do Brasil, com máxima entre 36°C e 40°C em boa parte da Região Norte, oeste do Maranhão, noroeste de Goiás e em todo o Mato Grosso.
No Sudeste, o fim de agosto será o período mais quente destas próximas duas semanas, com máxima de mais de 33°C no noroeste de São Paulo.