Previsão – após os fortes temporais registrados desde o começo da semana no Sul no país, a chuva dá uma trégua em grande parte do Brasil. O destaque desta quinta-feira fica por conta das altas temperaturas e dos baixos índices de umidade relativa registrados. Dezenas de municípios registraram umidade relativa abaixo dos 20%, nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e também Sudeste do país.
O índice mais baixo desta quinta-feira foi registrado em Goianésia, Goiás, atingindo 11% à tarde. No Estado de São, os menores valores ocorreram em Pradópolis e Votuporanga, chegando aos 19%. Esses índices baixos contribuem para o surgimento e propagação de focos de queimadas, bem como aumentar os problemas de saúde da população.
De acordo com os meteorologistas da Somar, a previsão para os próximos dias é que o tempo continue seco em grande parte do Brasil. As temperaturas seguem elevadas e a umidade relativa do ar muito baixa, especialmente no Centro-Oeste, parte do Norte e do Nordeste brasileiro.
Chuvas
No fim de semana as instabilidades devem provocar chuvas fortes na fronteira do Brasil com o Uruguai. Espera-se, inclusive, que essas precipitações venham acompanhadas de fortes rajadas de vento, descargas elétricas e até mesmo com ocorrência de granizos.