Previsão do tempo– Instabilidades associadas a organização de um sistema meteorológico conhecido como Alta da Bolívia podem novamente ocasionar chuvas fortes na faixa que passa por grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste nesta sexta-feira. Mas longe do tempo ficar chuvoso, afinal os temporais precisam de temperaturas elevadas para se desenvolverem, logo tais pancadas de chuva ocorrem preferencialmente entre o final da tarde e o início da noite.
Além dos temporais nessas regiões, um sistema de baixa pressão nas camadas mais superficiais da atmosfera atua no Sul do país promovendo a concentração de umidade na faixa que vai da serra gaúcha e abrange todo o Estado de Santa Catarina, e assim como no Sudeste as pancadas ocorrem no final da tarde.
O Norte do país também segue com pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria em boa parte da Região. A exceção fica por conta de Tocantins, onde o risco de chuva será menor. Temporais atingem o Amapá, oeste e norte do Pará, Roraima e Amazonas. Na Bacia do Rio Negro, alguns municípios podem receber mais de 150mm no decorrer do dia, correspondendo a 60% da média de abril. No Nordeste, os ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente provocam pancadas de chuva de forma localizada no litoral.
Tempo seco
O sol predomina na faixa sul do Estado gaúcho, o que incentiva a elevação dos termômetros ao longo da tarde, assim como na área que vai do norte de Minas Gerais até o sul do Ceará.