Uma frente fria avança sobre o Sudeste neste feriado de 12 de outubro e deixa o tempo chuvoso em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e na cidade de Aparecida, onde está localiza a Basílica de Nossa Senhora. No Sul do país, o sol volta a aparecer na maior parte da região, mas a temperatura fica baixa, principalmente nas primeiras horas da manhã. No sul de Goiás e em Cuiabá, por causa do aquecimento, as nuvens ficam mais carregadas e há risco de chuva forte. Nos próximos dias o ar quente e úmido forma nuvens carregadas e provoca pancadas de chuva no Norte do Brasil. No Nordeste, o Dia das Crianças será comemorado com muito sol e calor em grande parte da região. Veja abaixo como fica a previsão para a sua região durante o feriado prolongado:
Região Sul
Nesta quinta-feira, o ar polar atua forte e faz frio no Sul. O sol predomina no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. O dia fica chuvoso no centro, leste e norte do Paraná e no vale do Itajaí. Nas outras áreas do Paraná, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o dia fica nublado, com aberturas de sol.
Na sexta-feira, o sol aparece em quase todo o Sul, mas com muitas nuvens. Faz frio e há condições para nevoeiro no começo da manhã. No leste do Paraná e no Vale do Itajaí, o dia fica nublado e pode garoar.
No sábado, o ar polar predomina no Sul, mas com menos força. Quase toda a região tem um dia com sol e sem chuva, com nevoeiro no começo da manhã. Faz frio à noite e ao amanhecer. O leste do Paraná e o vale do Itajaí continuam nublados.
O domingo amanhece com nevoeiro no Sul, mas o sol aparece na região, com algumas nuvens no leste de Santa Catarina e do Paraná, mas sem chuva. A temperatura sobe, mas ainda faz frio à noite.
Região Sudeste
Nesta quinta-feira, a frente fria avança sobre Minas Gerais e Rio de Janeiro. O norte de Minas Gerais e o Espírito Santo ainda têm sol e calor. Em São Paulo, dia nublado e risco de chuva e vento fortes. Nas outras áreas, o sol aparece com muitas nuvens. Pode chover forte à tarde e à noite.
No feriado, a frente fria provoca muitas nuvens, chuva e queda da temperatura em quase todo o Sudeste. Dia seco no norte de Minas Gerais. No centro-oeste de São Paulo ainda chove mas o sol aparece. Muita chuva no Rio de Janeiro e nas outras áreas de São Paulo e centro-sul de Minas Gerais.
No sábado, a frente fria provoca chuva no litoral paulista, Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais, na Grande Belo Horizonte, Zona da Mata e no Vale do Rio Doce. Na capital paulista, dia nublado, com garoa e frio. No centro-oeste não chove. Já no centro-oeste mineiro, o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover a qualquer hora do dia.
Domingo nublado, frio, com chuva moderada a forte no Espírito Santo. No sul e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e leste de São Paulo céu nublado com garoa. No interior paulista o dia amanhece frio, mas não chove. Chove à tarde no Triângulo. Dia seco no norte de Minas Gerais. Nas outras áreas de MG, pancadas de chuva e períodos com sol.
Região Centro-Oeste
Quinta-feira de chuva e queda de temperatura no Centro-Oeste com a chegada de uma frente fria. No oeste de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e no Distrito Federal, predomínio de sol e chuvas rápidas e isoladas. Nas demais áreas, tempo instável, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia.
Feriado de sol forte e chuva isolada à tarde no norte de Goiás e no Distrito Federal. Sol e diminuição de nuvens no centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Sol, nuvens e chuva nas demais áreas. A temperatura fica baixa.
No sábado, o sol predomina em Mato Grosso do Sul e a temperatura sobe de novo. No oeste e sul do Mato Grosso, o sol aparece na maior parte do dia, mas as pancadas de chuva voltam a ocorrem principalmente à tarde e à noite. Nas outras áreas, o sol aparece pouco e chove várias vezes ao longo do dia.
No domingo, o tempo segue seco, sem chuva no Mato Grosso do Sul. No sul e oeste de Mato Grosso e no sul de Goiás, o predomínio é de sol, com chuva isolada. Nas outras áreas, o sol aparece pouco, sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia.
Região Nordeste
Nesta quinta-feira, tempo segue firme no interior da Bahia e no norte do Ceará e do Rio Grande do Norte. No litoral da Bahia, no leste de Pernambuco e da Paraíba, e no sul e oeste do Maranhão, muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, predomínio de sol e pancadas isoladas de chuva.
Na sexta-feira, o tempo fica seco em quase todo Nordeste. O sol predomina e a umidade do ar fica baixa em muitas áreas. Pancadas de chuva podem ocorrer no centro-sul do Maranhão, do Piauí, no sertão de Pernambuco, norte e oeste da Bahia, no litoral baiano e de Sergipe.
No sábado, o sol aparece em todo o Nordeste. As pancadas de chuvas acontecem de forma rápida e isolada no litoral da Bahia, oeste baiano, sul e oeste do Piauí e do Maranhão. Sol forte nas outras áreas da região com um pouco mais de nebulosidade sobre a faixa litorânea entre Aracaju e João Pessoa.
No domingo, uma frente fria chega ao litoral sul da Bahia e aumenta a instabilidade na região. Chove a qualquer hora do dia de moderada a forte intensidade. Em Salvador, o sol aparece com mais força e as pancadas de chuva acontecem à tarde. No oeste e no sul baiano , de Piauí, do Maranhão, litoral de Sergipe e Alagoas, o predomínio é de sol com pancadas de chuva. Nas outras áreas, faz sol, calor e tempo seco.
Região Norte
Nesta quinta-feira, as áreas de instabilidade se espalham pela região. Quase todo o Norte tem sol, muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. No Acre e no oeste do Amazonas sol forte e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.
Na sexta-feira, o leste do Tocantins, o Amapá, o centro-leste e nordeste do Pará têm sol forte, aumento de nuvens pancadas de chuva a partir da tarde Nas outras áreas, o chove várias vezes no decorrer do dia, mas o sol aparece entre muitas nuvens.
Sábado com sol, aumento de nuvens e pancada de chuva à tarde e à noite em quase toda a Região Norte. No Amazonas, Acre e Roraima, chove já pela manhã. Dia abafado em todo o Norte.
Domingo com calor e muita umidade no Norte do país. Nuvens carregadas crescem em todos os Estados e provocam várias pancadas de chuva, mas o sol aparece na maior parte do dia. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.