Previsão do Tempo Somar: nesta quinta-feira, véspera de feriado prolongado de Páscoa, há previsão de chuvas em todas as Regiões do Brasil, sendo que no Sul a situação será mais complicada, com temporais e risco de vários transtornos. No fim do dia, a aproximação frente fria também pode provocar temporais e ventania entre São Paulo e o Mato Grosso do Sul. No Norte do país, só não há previsão de chuva hoje no centro e sul de Tocantins. No Nordeste, as chuvas atingem a costa leste e norte da Região, entre o litoral do Maranhão e a costa norte da Paraíba. Mas, mesmo com chuvas, faz calor na maior parte do Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas não sobem tanto devido a grande quantidade de nuvens.
Previsão para o feriadão
Sul
Uma massa de ar frio e seco toma conta de parte da Região Sul nesta sexta-feira, favorecendo o retorno do sol para o Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina. A frente fria mantém as chuvas alternadas com períodos de melhoria no Paraná e no norte catarinense. Além disso, a temperatura mínima despenca, oscilando entre 6°C e 9°C no sul do Rio Grande do Sul e entre 9°C e 12°C no sul de Santa Catarina. À tarde, a temperatura também fica baixa, não passando dos 21°C no sul gaúcho, 24°C no sul catarinense e 27°C no centro, sul e leste paranaense.
No sábado, o sol volta a predominar em boa parte da Região Sul. O frio da madrugada aumenta ainda mais, com mínima entre 5°C e 9°C no norte do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e sul do Paraná. À tarde, a temperatura não passa dos 24°C no centro, sul e leste gaúcho e no sul catarinense. No Paraná, a temperatura máxima entra em elevação e chega aos 33°C no norte e oeste do Estado. No domingo, áreas de instabilidade causam chuva generalizada sobre o Paraná e o norte e oeste de Santa Catarina.
Sudeste
Uma frente fria avança pela Região na sexta-feira, provocando chuva generalizada e, principalmente, ventos fortes em São Paulo, centro e sul do Rio de Janeiro e centro, oeste e sul de Minas Gerais. As rajadas passam dos 70km/h e não se descarta queda de granizo em alguns municípios, especialmente do leste paulista. O calor prossegue mesmo com a propagação da frente fria e a máxima chega aos 33°C no oeste de São Paulo e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo e aos 30°C em boa parte do Estado do Rio de Janeiro.
No sábado, a frente fria causa chuva generalizada, mas com baixo acumulado ao nordeste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante sul, deixando a temperatura máxima mais baixa no sul e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, mas os termômetros ainda chegam aos 27°C nestas áreas. Já no interior paulista, Espírito Santo e em boa parte de Minas Gerais, o calor prossegue com máxima de mais de 30°C. No domingo, além da frente fria, áreas de instabilidade também causam chuva de baixo acumulado sobre boa parte da Região.
Centro-Oeste
Na sexta-feira, a frente fria e áreas de instabilidade causam chuva em Mato Grosso do Sul, no sul, oeste e norte de Mato Grosso e no sul e sudeste de Goiás. Há risco de temporais, com rajadas de vento e granizo em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. Mesmo com a chuva, faz calor e a máxima chega aos 36°C no oeste e norte mato-grossense e no norte de Mato Grosso do Sul e aos 33°C no oeste, norte e sul de Goiás.
No sábado, a chuva prossegue sobre Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e oeste e norte de Mato Grosso do Sul. A chuva vem com baixo acumulado e faz calor de 36°C no norte de Mato Grosso do Sul e no oeste e norte de Mato Grosso e 33°C em Goiás. No domingo, a chuva atinge boa parte da Região, mas acumulado permanece baixo.
Norte
A chuva prossegue sobre boa parte da Região Norte, sendo intensa nesta sexta-feira sobre o noroeste do Amazonas e a costa norte do Amapá. Mesmo com as chuvas, o calor predomina, com máxima de mais de 33°C no Pará, Amazonas e Rondônia.
No sábado, nada muda e as chuvas atingem boa parte da Região Norte, com temporais no oeste e noroeste do Amazonas e o norte do Amapá. No Alto Solimões, o acumulado pode passar dos 100mm, correspondendo a um terço da média de abril. Mesmo com as chuvas, o calor predomina, com máxima de mais de 33°C no Pará, Amazonas, Acre e Rondônia. No domingo, os temporais passam a atingir Roraima, norte do Pará e o norte do Amazonas.
Nordeste
A chuva permanece concentrada sobre o leste e norte do Nordeste nesta sexta-feira, sendo intensa na costa do Rio Grande do Norte e da Paraíba, com acumulado acima dos 30mm em alguns municípios. Já na Bahia e em Sergipe, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. O calor aumenta cada vez mais, com máxima de mais de 33°C no oeste do Maranhão e em torno dos 30°C na maior parte da Região.
No sábado, áreas de instabilidade causam chuvas generalizada sobre o norte do Nordeste, Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, sendo mais intensa entre a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, com acumulado de mais de 30mm. Por outro lado, em Sergipe e boa parte da Bahia, o tempo permanece seco e ensolarado. O calor prossegue em todo o Nordeste, com máxima de mais de 30°C. No domingo, a chuva forte atinge a costa do Maranhão.