Previsão do tempo – na próxima terça-feira, dia 20 de Novembro, é o dia da Consciência Negra, data em que é feriado em pelo menos 1,041 cidades brasileiras, segundo a Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial). Entre esse total há 12 Capitais. Confira aqui como vai ficar o tempo no feriado.
De acordo com os meteorologistas da Somar, instabilidades associadas a uma frente fria organizam a umidade da Amazônia e deixam o tempo nublado em grande parte das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do País, além de uma pequena parte do Nordeste.
Na região Sul, o sábado ainda começa com sensação de frio, mas logo cedo o sol aparece e ajuda a elevar as temperaturas e deixa a tarde quente no oeste dos três Estados. Há previsão de chuva somente entre o litoral de Santa Catarina e Paraná. O frio perde força no domingo, sol predomina, porém ao longo do dia, novas áreas de instabilidade se aproximam da região e provocam chuvas isoladas. Já na segunda e terça-feira, áreas de instabilidade provocam chuva de baixo acumulado a partir da tarde.
No Sudeste, as instabilidades começam a perder força e a chuva fica mais fraca e isolada sobre o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Espírito Santo no sábado. Em São Paulo, mais um dia de predomínio de sol entre poucas nuvens e chuva a tarde na faixa leste do Estado. No domingo, o tempo firme volta a predominar no Sudeste. Apesar do dia permanecer chuvoso no norte de Minas Gerais e Espírito Santo, o potencial para temporais já é mais baixo. Em São Paulo, Rio de Janeiro e grande parte de Minas Gerais e do Espírito Santo, o sol predomina entre nuvens e ajuda na elevação das temperaturas. Na segunda e terça-feira, há sol com variação de nebulosidade. A sensação é de calor durante a tarde no interior da região, os períodos de sol são maiores e a tendência é de elevação nas temperaturas.
No Centro-Oeste, o fim de semana começa com diminuição das chuvas no Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. As instabilidades perdem força, a condição para temporais diminui e a chuva vem na forma de pancadas isoladas. O domingo será marcado pela volta dos temporais e da chuva forte para a região. Chuva com maior intensidade no norte do Estado de Mato Grosso, os volumes de chuva se aproximam de 50mm em alguns municípios. Na segunda-feira e terça, previsão de períodos de sol intercalados com pancadas de chuva.
A melhor opção para aproveitar o feriado é o Nordeste. Segundo a meteorologista Tatiane Martins, o sol aparece desde cedo no sábado, à tarde será muito quente em praticamente toda a Região, a Bahia é exceção, pois haverá maior presença de nuvens. No domingo nada muda na região. A chuva mais constante e generalizada atinge apenas o sul da Bahia, já no interior do Nordeste, ela vem na forma de pancadas fracas e isoladas, nada que modifique o cenário de baixa umidade do ar e temperaturas elevadas a tarde em grande parte do Nordeste. Na segunda e terça-feira, muito sol e tempo aberto. Sensação de abafamento na faixa litorânea.
Já no Norte, segue a condição para chuvas mais intensas no sul da região, principalmente entre os Estados de Rondônia e Amazonas, onde a condição para temporais é maior no sábado. Mais para o norte, o sol predomina durante o dia, teremos mais uma tarde de muito calor e com baixos índices de umidade do ar e com chuva no final do período. No domingo também será de chuva e risco de temporais para quem mora em Rondônia, no Acre e Amazonas. O dia novamente começa com sensação de abafamento em toda a região. Na segunda e terça-feira, as pancadas mais fortes de chuva continuam atingindo em Rondônia, no Acre e Amazonas.
O dia da Consciência Negra
A data 20 de Novembro lembra o dia da morte do Zumbi dos Palmares. É decisão dos Municípios e Estados oficializarem ou não o feriado. O número de cidades que adere ao feriado muda todo ano, pois sempre aumenta a quantidade de municípios que aprovam a data e paralisam os serviços públicos neste dia. Há 6 Estados e 12 Capitais que aderiram ao feriado: Maceió – AL, Manaus -AM, Goiânia – GO, Cuiabá – MT, João Pessoa – PB, Rio de Janeiro – RJ, São Paulo – SP, Macapá – AP, Fortaleza – CE, Belo Horizonte – BH, Florianópolis – SC e Porto Alegre- RS