O verão começou nesta sexta-feira, dia 21, às 9h11 horário de Brasília, e a previsão do tempo para o fim de semana prolongado do Natal é de condições típicas da estação em grande parte do Brasil, com sol, calor e pancadas de chuva. Apenas no Nordeste a previsão é de pouca chuva nos próximos dias. Confira a previsão para todas as regiões do país.
Sul
Após uma semana com muita chuva e transtornos no Rio Grande do Sul o tempo volta a abrir no Estado neste sábado. Apenas no oeste e norte gaúcho o tempo permanecerá instável, com chuvas isoladas e de baixo acumulado nas primeiras horas da manhã e a partir do fim do dia. Em Santa Catarina e no Paraná o tempo ainda fica intável e há condição para temporais isolados. Por conta dos ventos que sopram do quadrante sul, as temperaturas já não se elevam tanto quanto nos últimos dias, mas mesmo assim, ainda faz calor à tarde.
No domingo, o calor retorna ao Estado gaúcho e no final do dia nuvens mais carregadas se formam, provocando pancadas de chuva entre o norte, oeste, centro, campanha e extremo sul. Entre Santa Catarina e o Paraná o sol aparece ao longo do dia e faz calor principalmente na faixa oeste, onde ocorrem chuvas rápidas no fim do dia. No dia 24, chove forte no oeste e sul do Estado gaúcho, devido a chegada de uma frente fria. Já no dia 25 de dezembro, com o avanço do sistema pelo Estado, deve chover forte em todo o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, predominam as condições típicas de verão, com sol, calor e pancadas de chuva, que podem ser intensas em algumas regiões, mas de curta duração.
Sudeste
A passagem de uma frente fria pela costa da Região volta a organizar a umidade da Amazônia, fazendo com que as chuvas se intensifiquem. O dia já começa com mais nebulosidade e chove a qualquer momento no Estado de São Paulo e em boa parte de Minas Gerais. Ao longo do dia, a frente fria avança, provocando chuvas sobre o Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. Com o tempo um pouco mais encoberto, o calor diminui.
No domingo, a frente fria estaciona sobre o Sudeste, mantendo o tempo instável em boa parte da Região. As chuvas até perdem intensidade, mas durante o dia há bastante variação de nebulosidade e condição para pancadas de chuva, sendo mais intensas na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Já no sul de São Paulo, norte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais além do Espírito Santo, a previsão é de tempo mais firme durante o domingo. Para segunda, dia 24, e terça-feira, dia de Natal, a previsão é de sol, calor e pancadas de chuva, que podem ser mais fortes sobre o Estado de São Paulo.
Centro-Oeste
O calor predomina na Região e instabilidades associadas a um canal que transporta umidade da Região da Amazônia geram nuvens mais carregadas sobre o Brasil Central e há risco de temporais no Estado de Goiás e no Distrito Federal. Além disso, há pancadas de chuvas de forma mais isolada nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
No domingo, o calor e a presença de umidade provocam pancadas de chuva rápidas e isoladas em boa parte dos Estados. Apenas no noroeste do Estado de Goiás o tempo fica mais firme, com sol entre nuvens e índices de umidade relativa do ar mais baixos no período da tarde. Nos dias 24 e 25 permanecem as condições típicas de verão, com as chuvas mais intensas concentradas sobre no sul do Mato Grosso do Sul.
Norte
O calor predomina durante todo o sábado e pancadas de chuva atingem boa parte dos Estados a partir do final da tarde, com exceção da metade leste da Região, onde o tempo fica seco e os índices de umidade voltam a atingir valores inferior aos 30% em algumas áreas. O domingo será com muita nuvens e pancadas de chuvas sobre a Região Norte e por conta do calor não se descarta o potencial de trovoadas e ventos fortes. No sudeste do Tocantins, o dia fica mais firme e o sol predomina, desta forma são esperados baixos índices de umidade relativa nesta região. Para o Natal a tendência é de tempo aberto durante boa parte do dia e por conta do calor e umidade, nuvens mais carregadas se formam provocando chuva na forma de pancadas na maior parte da Região, com risco de temporais principalmente entre o Estado do Amazonas e o Acre.
Nordeste
O fim de semana começa com tempo firme e sem chances de chuva em praticamente todo o Nordeste. Com o calor, a umidade relativa do ar cai durante a tarde e atinge níveis abaixo dos 30% em várias regiões. Somente no sudoeste da Bahia e noroeste do Maranhão, há previsão de pancadas isoladas. Pouca coisa muda no domingo e também na véspera e dia de Natal no Nordeste. O tempo seco predomina na Região, com pancadas de chuva principalmente sobre o sobre o Piauí, Maranhão e sul da Bahia.