O mês de outubro começa com chuvas no Sul do Brasil e tempo seco no Sudeste e no Centro-Oeste. Uma frente fria que está estacionada sobre o Rio Grande do Sul provoca o retorno da chuva para o Estado, depois de um fim de semana seco. Já na parte central do país as chuvas cessam pelos próximos dias e uma massa de ar seco toma conta das regiões novamente.
Essa frente fria no Estado gaúcho coloca a população em alerta, pois além de chuvas causa algumas tormentas isoladas, com rajadas de ventos fortes e queda de granizo. As instabilidades também avançam por Santa Catarina e apesar da pouca chuva, os ventos estão bem fortes no momento, as rajadas alcançaram os 103km/h no cabo de Santa Marta no final da madrugada.
Há previsão de chuvas para o oeste e sul de Santa Catarina e oeste do Paraná, porém os maiores volumes de chuvas se concentram sobre o Rio Grande do Sul que terá uma semana chuvosa. A frente fria só avança para o restante do país a partir do dia 10 deste mês, quando o sol volta a predominar na região Sul.
Mesmo com a previsão de tempo seco na primeira semana se outubro para o Sudeste e Centro-Oeste, muita atenção, pois o mês deve ter chuvas muito irregulares, o que pode atrapalhar um pouco as condições de plantio das lavouras de verão, principalmente da soja planta no Paraná e no Mato Grosso. No Nordeste do Brasil o tempo continua seco e com forte calor, inclusive os modelos de previsão climática indicam chuvas para o oeste da região somente para a última semana do mês.
Já em relação as temperaturas, o forte calor persiste sobre o Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil, onde no decorrer da semana as temperaturas da tarde ultrapassam a casa dos 35°C. “Para o Sul do Brasil que teve frio extremo na última semana de setembro, daqui para frente terá uma padrão mais típico da Primavera, com variações na temperatura, porém sem queda brusca nos termômetros”, afirma o meteorologista da Somar, Paulo Etchichury.