Dando continuidade ao Projeto LivrosParaTodos, que completa seu segundo ano de atividades, Bibliotecas Públicas Municipais do Estado de São Paulo que fazem parte do SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas – e interessadas em concorrer aos livros de renomados autores brasileiros poderão se inscrever pelo site www.livrosparatodos.org.br. As inscrições vão até dia 7 de agosto.
A ação tem como objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura, além de estimular a ampliação do acervo das bibliotecas municipais com a doação de 20 caixas, contendo 101 obras cada uma.
“A Fundação Carlos Chagas acredita que a leitura é um valioso instrumento de veiculação cultural e o espaço privilegiado das bibliotecas pode tornar-se referência de ações socioambientais”, diz Mariana Reimberg, Coordenadora de Projetos de Responsabilidade Social da Fundação Carlos Chagas.
Sobre o Projeto LivrosParaTodos
Criado e realizado pela Fundação Carlos Chagas, o Projeto visa incentivar e fortalecer o hábito da leitura, além de estimular a criação e ampliação do acervo de bibliotecas. Só em 2011 foram doadas 1.400 obras e realizadas atividades como a “Cantação de Estórias”, que levou literatura e música para as comunidades, tendo a escritora Lygia Fagundes Telles como madrinha. Para este ano, com Ignácio de Loyola Brandão como padrinho e a Comadre Fulozinha como embaixadora do Projeto no Nordeste, estão programadas, além da doação de livros, oficinas de capacitação de mediação de leitura, contação de histórias, encontros com autores e oficinas de leitura e escrita para crianças de 10 a 14 anos.
Sobre a Fundação Carlos Chagas
Fundada em 1964, é uma instituição privada sem fins lucrativos, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Com atuação em todo o território nacional, a Fundação Carlos Chagas já avaliou mais de 74 milhões de candidatos em processos seletivos de mais de 500 instituições privadas e públicas. Também atua em pesquisas e projetos na área educacional, feitos por equipes multidisciplinares, com o objetivo de investigar a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do País.