Diante da avaliação positiva frente à primeira iniciativa do projeto Unesp Corporativa, o curso de Aperfeiçoamento em Licitação e Contratação Pública será oferecido novamente, em 2013, com ampliação de seu público-alvo. Além dos setores envolvidos com Compras, Materiais, Finanças e Contabilidade, estuda-se a possibilidade de trazer para o curso a Diretoria de Serviços, bem como a readequação do conteúdo para uma versão mais enxuta, destinada aos Diretores de Unidade e Coordenadores de Unidades Diferenciadas.
As informações e atribuições necessárias para a inscrição neste segundo curso serão divulgadas em janeiro de 2013, tão logo sejam definidas a quantidade de vagas, o cronograma do programa, a carga horária etc. A previsão é que as novas turmas tenham início já no mês de março.
Segundo José Luís Bizelli, professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Araarquara, coordenador da primeira edição, a decisão de dar continuidade ao projeto veio de um desejo conjunto da coordenação, do corpo docente e da Reitoria da Unesp, para oportunizar melhorias no trabalho desenvolvido pelos quadros funcionais da Universidade – o
que contribui diretamente com o crescimento e a valorização institucional e profissional da Unesp.
Além do curso de aperfeiçoamento, outras duas iniciativas estão em estudo: um curso de graduação e outro de especialização, ambos na área da Gestão Pública.
Unesp Corporativa
Lançado em julho deste ano, o projeto Unesp Corporativa prevê a formação continuada dos servidores da Unesp nas mais diversas áreas de atuação. Como primeira iniciativa, foram abertas 120 vagas para um curso de aperfeiçoamento em Licitação e Contratação Pública, com quatros meses de duração e destinado aos servidores das áreas de Materiais e Compras; Contabilidade e Finanças e Diretorias Técnica-Administrativas.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o NEaD (Núcleo de Educação a Distância) e a TV Unesp, em modelo semipresencial. Foi utilizada a plataforma virtual de aprendizagem Moodle, onde foram disponibilizados materiais e recursos como videoaulas, exercícios, fóruns de discussão, textos de apoio, entre outros. Além disto, cinco encontros presenciais foram promovidos em Araraquara, e o objetivo final do curso e destes encontros foi a produção de uma cartilha de procedimento operacionais padrão para as áreas envolvidas.
Segundo o professor José Carlos de Oliveira, esse manual foi extremamente importante para auxiliar na padronização do trabalho na Universidade: “Desta forma, é possível fazer com que a Unesp alcance a eficiência administrativa necessária para seu contínuo crescimento como uma Universidade de excelência e valorizada em todo o mundo”.