A formação de um ciclone extratropical no Sul do país aumenta a nebulosidade e causa chuvas com riscos de temporais, acompanhados de grandes acumulados de chuva, intensas rajadas de ventos, descargas elétricas e até mesmo queda de granizo na Região. Além disso, o mar fica agitado e há risco de ressacas ao longo da costa.
Segundo previsão da Somar, nesta terça-feira esse ciclone dá origem a uma frente fria e no decorrer dessa semana as temperaturas entram em declínio principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná.
Já nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, o calor e a umidade aumentam as condições para pancadas de chuva, principalmente no final da tarde e durante a noite em vários municípios, inclusive com risco de temporais. Essa chuva vem acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e de um modo mais isolada há uma pequena chance para quedas de granizo.
No Sudeste, principalmente entre São Paulo e o Rio de Janeiro, essas chuvas podem causar transtornos como alagamentos. E pelo menos até quinta-feira essa condição de tempo persiste sobre as Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Já no Nordeste, o tempo fica seco, ensolarado e bastante abafado.