Uma massa de ar seco, que ganhou força na última semana sobre o Brasil central, segue predominando e garante o tempo aberto e ensolarado sobre a maior parte do centro e sul do Brasil, além da faixa sul da região Norte e o interior Nordestino. Por conta do tempo seco e quente, alerta-se para os baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente sobre o interior do Sudeste, do Centro-Oeste e do Nordeste.
De acordo com os meteorologistas da Somar, nesta segunda-feira áreas de instabilidade ainda atingem o extremo Norte do País, onde provocam chuvas fortes sobre o noroeste do Amazonas, interior de Roraima e litoral do Amapá. Chove também na faixa leste e norte do Nordeste, sendo mais intensa principalmente sobre o litoral entre Pernambuco e Ceará.
Além destas áreas, volta a chover sobre parte do Rio Grande do Sul. Uma nova frente fria passa a atuar no Estado Gaúcho a partir desta segunda-feira. Segundo previsão da Somar, o sistema vai provocar chuvas primeiramente no sul do Estado e depois o litoral sul, Campanha e oeste Gaúcho. De uma forma geral, os acumulados serão baixos. O risco para chuva forte fica mais restrito as localidades que fazem fronteira com o Uruguai.
Temperaturas
Após o frio da manhã em algumas localidades do interior das regiões Sul e Sudeste e em Goiás e Distrito Federal, a tarde será quente na maior parte do país. No interior do Rio Grande do Sul, as máximas passam dos 27°C em algumas cidades e no Sudeste, dos 26°C em grande parte da região. No Norte do país o calor será bem mais intenso e os termômetros passam dos 35°C em localidades do Amazonas.