A partir de setembro as chuvas fortes começam a retornar na maior parte das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Segundo previsão da Somar, este ano as precipitações vão aparecer por volta dos dias 15 ou 20 de setembro, mas deve vir com acumulado menor que o normal. Por isso, a previsão para o mês é de chuva abaixo da média nas três Regiões, com exceção do Espírito Santo.
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, no Estado capixaba e no centro e leste da Bahia, a expectativa é de um padrão semelhante ao de agosto. Entre aproximadamente 10 e 25 de setembro, esperam-se novamente ventos fortes provenientes do mar, gerando chuvas constantes e com elevado acumulado. Já no interior da Bahia e nos demais Estados do Nordeste, o mês de setembro será próximo do normal, portanto, seco.
Para a Região Sul do Brasil, inclusive no Paraná e em Santa Catarina, a previsão é de chuvas acima da média por conta do fenômeno El Niño.
Temperatura
Espera-se um padrão semelhante ao de agosto, com temperatura acima da média no Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul e abaixo da média no Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro.