A partir do desenvolvimento de um projeto da disciplina 23 – Conteúdos e Didática de Ciências de Saúde – cinco alunos do curso de Pedagogia Unesp/Univesp do Polo Jaboticabal, elaboraram um software intitulado Lanche Saudável, indicado a crianças do último ano do Ensino Infantil, e que também pode ser utilizado por educandos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
Os idealizadores César Martorelli da Silveira, Clorivaldo de Oliveira Júnior, Marcos Juinthi Koba Morise, Sandra Possebon Gatti e Tais Maria Otsuko contam que decidiram abordar o tema por possuírem afinidade com o assunto. “Além disto, é um tema de grande importância para os pequenos”, relata Otsuko.
Segundo Morise, o objetivo principal deste recurso didático é mostrar para a criança, de uma maneira descontraída, a importância de variar a alimentação ao mesmo tempo em que se come de uma forma saudável.
O jogo funciona da seguinte forma: elabora-se um prato a partir de diversos alimentos disponíveis, que estão divididos em tipos como frutas, saladas, carnes, leite e laticínios, guloseimas etc. Finalizada a montagem, a criança recebe uma análise daquela refeição, que alerta para a existência de algum tipo de alimento em excesso ou em falta.
“Em alguns casos, se a alimentação for considerada ideal, a criança recebe um elogio por ter feito as escolhas corretas”, explica a cursista Otsuko,. Ela também afirma que a iniciativa em desenvolver este software vem da necessidade apontada por recentes pesquisas que evidenciam um aumento de casos de obesidade infantil – fato que pode levar um indivíduo a ser tornar um adulto acima do peso e, por consequência, comprometer sua saúde.
“Ainda, cada jogador tem um avatar, que pode mudar de humor, emagrecer ou engordar de acordo com as refeições escolhidas pela criança”, completa Morise.
Para Otsuko, é importante que um educador repense a metodologia de ensino, que deve ser menos conteudista. A tecnologia, segundo ela, pode ajudar neste processo, pois faz parte do dia a dia das crianças que costumam gostar de jogos de computadores, videogames, tablets e celulares desde muito pequenos. “Tivemos o cuidado de adequar a faixa etária das crianças às atividades do software, que ficaram coloridas, simplificadas, intuitivas e bastante funcionais”, reitera.
Esta foi a primeira empreitada dos cinco cursistas na área de jogos educativos. De acordo com Morise, unir tecnologia e educação é fundamental, e este trabalho deve ser explorado cada vez mais. Ele afirma, ainda, que o uso de jogos eletrônicos deve ser visto como ferramenta auxiliar de aprendizagem na abordagem teórica dos conteúdos em sala de aula.
Esta necessidade é compartilhada pelo colega de grupo Clorivaldo de Oliveira Junior, que vê a educação lúdica posicionada em destaque. “A partir disto, o software Lanche Saudável é fantástico por ser extremamente concreto e didático, e aliar ao ensino o uso de mídias digitais, tão reais e presentes no dia a dia das crianças”, finaliza.
O jogo está disponível em: http://sourceforge.net/projects/lanchesaudavel.
Soraia Marino, NEaD/Unesp