No mês de julho os estoques de sangue para doação caem em cerca de 30%, por isso a Secretaria de Estado da Saúde convoca a população paulista para que inclua em sua programação de férias um ato que pode salvar vidas: doar sangue.
Esse índice baixo, no que diz respeito aos padrões de regularidade da Fundação Pró-Sangue, está relacionado ao inverno e as férias. “Por estarem, em alguns casos, longe de casa, as pessoas esquecem que não precisam procurar um hospital na região de seu domicílio, mas podem fazer a doação em qualquer município do Estado”, destaca Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede.
Recomendações
Para doar basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Se a pessoa estiver com gripe ou resfriada, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.
O Estado de São Paulo tem cerca de 100 postos de coleta de sangue, sendo 40 deles na Capital. No sitewww.saude.sp.gov.br/doesangue estão disponíveis os endereços de todos os postos de coleta de sangue no Estado.
Do Portal do Governo do Estado