A formação de bloqueios atmosféricos ao longo do mês de junho fará com que as ondas de frio não cheguem com tanta intensidade e frequência em boa parte do Brasil. Por isso, esperam-se madrugadas ligeiramente mais quentes que o normal em todo o centro e norte do país (Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste).
De acordo com os meteorologistas da Somar, apenas a Região Sul terá madrugadas com temperaturas entre a média e abaixo, com destaque para o oeste do Rio Grande do Sul, que deve fechar junho mais frio que o normal.
Já a temperatura máxima segue outra lógica, a da chuva. Como a previsão é de acumulado acima da média no centro e sul do país, o excesso de nuvens e as precipitações farão com que o mês de junho tenha a temperatura da tarde mais baixa que o normal no Sul e em Mato Grosso do Sul.
No Sudeste e Nordeste, a temperatura deve ficar dentro do normal para época do ano, enquanto que o Norte, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso terminam o mês com tardes um pouco mais quentes que o normal para o período.