De uma só cor ou coloridas, com desenhos de todas as formas, em vários lugares do corpo. A tatuagem – ou dermopigmentação – é uma das formas de modificação do corpo mais conhecida e cultuada do mundo. Cada vez mais comum entre as pessoas, a tatuagem é produzida por meio da introdução de pigmentos na pele. Considerada um método permanente, a tatuagem necessita de cuidados importantes para se manter sempre bonita e com aspecto saudável.
“A exposição das tatuagens ao sol deve ser evitada, pois as cores podem se modificar e a tatuagem desbotar. Por isso, os cuidados devem ser redobrados no verão. A exposição à radiação solar faz com que a tatuagem perca a cor e o brilho. O sol causa uma reabsorção dos pigmentos, o que deixa a tatuagem com aspecto desbotado e envelhecido. Além disso, todo pigmento é fotossensível, então, quanto mais o local da tatuagem ficar exposto à luz solar, mais risco de ela não se preservar”, explica a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
De acordo com Dra. Carolina, o ideal é usar protetor solar de amplo espectro UVA/UVB, de preferência com propriedades minerais, que contenham dióxido de zinco e óxido de titânio – estes fazem barreira física à radiação. Deve ser usada uma camada grossa do produto e o mesmo deve ser reaplicado a cada duas horas. “As queimaduras solares podem modificar muito a coloração da tatuagem. Os cuidados para quem fez tatuagem há pouco tempo devem ser ainda mais intensos”, complementa a médica.
-Dra. Carolina Marçon, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.