Com o rompimento do atual bloqueio atmosférico e a intensificação de áreas de instabilidade, o atual período de calor chega ao fim em boa parte do Brasil entre o final desta semana e o decorrer da semana que vem.
No Sul do país, a temperatura máxima despenca a partir do dia 9 de fevereiro e deve permanecer baixa, especialmente no litoral da Região, até o dia 12 de fevereiro. Além disso, a entrada de uma massa de ar polar causa declínio da temperatura mínima no dia 11 de fevereiro, com valores entre 12°C e 15°C entre o Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, e entre 9°C e 12°C na Campanha Gaúcha e nos pontos mais elevados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Sudeste, as máximas entram em declínio a partir do dia 10 de fevereiro, permanecendo baixa entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais até 14 de fevereiro.
No Centro-Oeste, a temperatura cai a partir do dia 13 de fevereiro, permanecendo baixa até 17 de fevereiro no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. No Nordeste, o calor diminui entre o dia 16 e 20 de fevereiro, especialmente entre o Maranhão, Piauí, Ceará e oeste da Bahia. No Norte, a máxima fica baixa entre 13 e 20 de fevereiro, especialmente nos Estados do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia.