O mês de maio normalmente já é de frio quase constante no Sul do Brasil. Contudo, foi o calor que chamou a atenção no finalzinho do mês. Em Curitiba, a temperatura máxima na tarde do dia 28 de maio foi de 25,3ºC. Foi considerada a tarde mais quente desde o dia 15 de abril, quando o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 25,8ºC.
Há mais de um mês, Porto Alegre e Florianópolis não tinham uma madrugada abafada e quente como a desta terça-feira, dia 29 de maio. Na capital gaúcha, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura mínima de 19,6ºC, a mais alta desde o dia 14 de abril, quando a mínima foi de 19,7C. Por volta das 11 horas da manhã, o aeroporto Salgado Filho registrava 27ºC em Porto Alegre. Em Florianópolis, a temperatura mínima nesta terça-feira foi de 19,3ºC, a mais elevada na madrugada desde o dia 21 de abril, quando a mínima foi de 20,8ºC.
Nova massa polar avança sobre o Sul
O calor no Sul do Brasil está com horas contadas. Uma nova frente fria avança sobre a região e, além da chuva, vem trazendo o ar polar que vai derrubar a temperatura nos próximos dias.
Os gaúchos começam a sentir o tombo dos termômetros nesta quarta-feira, com a entrada do ar polar. A sensação de frio será aumentada por ventos moderados e constantes no decorrer do dia. A quinta-feira será bastante fria para os gaúchos, com previsão de geada ao amanhecer na fronteira com o Uruguai.
Em Santa Catarina, também vai esfriar bastante na quinta-feira, mas a previsão indica uma grande quantidade de nuvens na madrugada e manhã, o que vai evitar um resfriamento para a formação de gelo. A geada é um fenômeno tipicamente associado a noites muito frias, mas com pouca ou nenhuma nebulosidade e ventos fracos ou calmos.
Já no Paraná, a queda da temperatura será acentuada só durante a sexta-feira, mas não há previsão de geada.