Previsão do tempo – um ciclone extratropical deve se formar sobre o Rio Grande do Sul já nesta terça-feira, e vai provocar chuvas em toda a região Sul mesmo sem a presença de uma frente fria associada a este sistema. Com tempo mais fechado e chuvoso, entre a quinta e a sexta-feira as temperaturas ficam mais baixas sobre a metade sul gaúcha, por conta da mudança na direção dos ventos, mas não há expectativa de frio intenso e geada.
Já na outra metade do país o calor ainda predomina. A temperatura permanece elevada nos próximos dias em todo o centro-norte do país. Mesmo com a previsão de chuva para o Centro-Oeste e Norte, a sensação de abafamento continua e à tarde as máximas devem ficar acima dos 35°C em todos os Estados dessas regiões. Para a faixa leste do Sudeste as temperaturas entram em elevação lentamente ao longo desta semana.
Segundo os meteorologistas da Somar, os primeiros dias de outubro foram caracterizado por temperaturas máximas bem abaixo da média no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, devido ao aumento de nuvens, que dificulta a elevação dos termômetros. O tempo mais aberto e com sol favoreceu um início de mês mais quente que o normal no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí, onde os valores chegaram a ficar até 5°C acima da média.
As madrugadas desses últimos 15 dias estão mais quentes que o normal em grande parte das regiões Sul e Centro-Oeste. Ao contrário do que aconteceu no Sudeste, que por conta do predomínio do ar seco houve declínio das mínimas durante estes primeiros dias do mês, elas ficaram cerca de 4°C abaixo da média mensal. Em relação ao ano passado, as madrugadas tiveram temperaturas de até 2°C acima do esperado entre o norte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.