Após uma semana chuvosa no centro e sul do Brasil, um bloqueio atmosférico se forma entre o Rio Grande do Sul e os países vizinhos Uruguai, Argentina e Paraguai. De acordo com os meteorologistas da Somar, esse bloqueio deixa as chuvas presas nessas regiões e impede o avanço das frentes frias pelo Brasil. Com isso, a semana será de tempo seco na maior parte dos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No Sul, as chuvas ficam presas no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul nos próximos dias, com risco de temporais, ventania e queda de granizo. De acordo com os meteorologistas da Somar, a partir de sexta-feira o bloqueio começa a ser rompido e a chuva forte avança por todo o Estado gaúcho, Santa Catarina e oeste e sul do Paraná.
No Sudeste, a antiga frente fria ainda causa chuva nesta terça-feira sobre o norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e a zona da mata de Minas Gerais. Nas demais áreas da Região, o tempo fica seco. Com a presença do sol, a temperatura entra em elevação e a máxima alcança os 27°C em várias localidades. Segundo previsão da Somar, apenas entre os dias 16 e 20 de junho uma nova frente fria volta a provocar chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e oeste e sul de Minas Gerais.
No Centro-Oeste, a situação será semelhante a do Sudeste, com a diferença que o calor será mais intenso. A máxima chega aos 33°C no noroeste de Mato Grosso e passa dos 27°C em boa parte de Goiás e Mato Grosso do Sul. Por conta do tempo seco e quente, a umidade relativa do ar fica baixa, com valores entre 15% e 25% na tarde da quinta-feira (14) entre oeste e norte de Mato Grosso. A partir da sexta-feira, uma frente fria favorece o retorno da chuva ao sudoeste de Mato Grosso do Sul e este sistema avança lentamente pela Região até 20 de junho, provocando chuva em todo o Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e no sudoeste de Mato Grosso.
O tempo seco também predomina no Nordeste e as poucas chuvas atingem apenas a faixa leste nordestina. No Norte do país, as chuvas se concentram no oeste e norte da Região, sendo intensa em algumas localidades.