Um bloqueio atmosférico mantém as chuvas presas no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira e o acumulado pode passar de 30mm em municípios da Fronteira Oeste e extremo sul do Estado. Segundo os meteorologistas da Somar, a elevada instabilidade atmosférica nessas regiões favorece temporais com ventos fortes e granizo. Já na maior parte da Região, o sol aparece entre nuvens e a temperatura continua subindo, com máxima de 27°C na maior parte dos três Estados da Região.
Amanhã, chove em boa parte do Rio Grande do Sul, sendo intensa sobre a Fronteira Oeste do Estado e também em Porto Alegre entre o fim da tarde e o decorrer da noite. Os ventos podem chegar a 80km/h e há risco de granizo, sobretudo na região central do Rio Grande do Sul. Já no Paraná, Santa Catarina e no norte gaúcho, o tempo permanece seco. O frio da madrugada aumenta um pouco entre Santa Catarina e Paraná, com mínima entre 9°C e 12°C. Já no Rio Grande do Sul, a madrugada será mais abafada, com mínima entre 15°C e 21°C. À tarde, o calor predomina em toda a Região, com máxima de 27°C no norte do Paraná e em boa parte do Rio Grande do Sul e de 24°C em Santa Catarina.
Para sexta-feira, a previsão é de chuva sobre boa parte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina por conta de uma frente fria parada sobre a Região Sul. Chove forte em boa parte do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre e o acumulado passa dos 30mm em municípios da Campanha e Metade Sul do Estado. As rajadas de vento podem atingir 60km/h e novamente há potencial para granizo em várias regiões gaúchas. O dia começa mais frio entre Santa Catarina e o Paraná, mas à tarde, o tempo permanece abafado em toda a Região.
De acordo com os meteorologistas da Somar, no sábado a chuva forte passa a atingir o norte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e o oeste e sul do Paraná. No domingo, a chuva ganha ainda mais intensidade e temporais castigam Santa Catarina e o Paraná.