A Pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex) realizou o treinamento de cerca de 60 professores, representantes das 33 unidades universitárias, nesta terça-feira (18/09). Eles organizarão atividades em seus câmpus para a promoção das campanhas Dia do Alerta sobre o Uso Excessivo do Álcool e Movimento Saúde. O evento ocorreu na reitoria da Unesp.
Ao completar oito anos de existência, as campanhas acontecerão simultaneamente no dia 03 de outubro, em toda a Universidade. Serão distribuídos folderes educativos e material de divulgação, como camisetas e sacolas, produzidos pela Proex. “Essas ações buscam alertar à comunidade unespiana sobre os riscos à saúde do consumo abusivo do álcool, do sobrepeso e da obesidade”, explica a pró-reitora de Extensão Maria Amélia Máximo de Araújo. “Elas mostram nosso compromisso com o bem-estar dos alunos e servidores.”
Dia do Alerta – Em 2005, a pró-reitoria constatou que o consumo de bebidas alcoólicas estava aumentando entre os estudantes universitários, sobretudo, entre os calouros. “Somos co-responsáveis pela saúde desses alunos, que, muitas vezes, saem das casas de seus pais e mudam de cidades, até de estados”, disse Maria Amélia.
Com o objetivo de informá-los sobre o risco do uso abusivo do álcool, desde aquele ano, são realizadas atividades diversificadas nas unidades em uma data comum, o Dia do Alerta. Neste ano, para oferecer mais dados sobre o tema para os professores, a médica psiquiátrica Ana Cecília Marques, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ministrou a palestra, intitulada “Álcool e o que mais?”.
A médica apresentou informações da pesquisa feita pelo Inpad (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas) sobre o consumo de drogas no país, feita neste ano. O levantamento destacou que são consumidos nove litros de álcool per capitã no Brasil, um dos maiores consumos do mundo, sendo que uma grande parte dos consumidores estão na faixa de 15 a 21 anos.
Segundo Ana Cecília, até os 24 anos, o lóbulo frontal, responsável pelas tomadas de decisão, não está plenamente maduro, e o uso de drogas licitas ou ilícitas atrapalha esse desenvolvimento. “Essa é a idade da maioria de nossos alunos. Por isso, é tão importante ações que orientam esses jovens”, salientou.
Movimento Saúde – Essa campanha idealizada pela Proex tem por finalidade orientar servidores, professores e estudantes da Unesp quanto aos riscos da obesidade, incentivando a prática de esportes e a alimentação saudável. Com o intuito de trazer mais informações sobre o assunto, a nutricionista do Instituto de Biociências (IB), câmpus de Botucatu, Maria Rita Marques de Oliveira, mostrou dados que apontam o aumento de peso da população brasileira, sobretudo, entre as mulheres.
Nos anos de 2008 e 2009, cerca de 50% das mulheres estavam acima do peso ideal determinado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e outros 15% estavam na obesidade. “Os fatores da obesidade vão muito além da alimentação. As condições sociais e psicológicas nos levaram ao estado de ‘gulodice do supereu’, em que temos um exercício de compulsão”, explicou Maria Rita.