Previsão – O fim de semana foi marcado por chuvas fortes no centro e norte do Brasil, inclusive com acumulado normal para todo o mês em apenas um dia, como foi o caso da cidade baiana de Caravelas com 180mm. Além da Bahia, temporais foram registrados em Tocantins, Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.
Com a umidade canalizada para o centro e norte do Brasil, o tempo secou no Sul do país, após um mês de outubro bastante chuvoso na Região. Ontem, quase 20 cidades, a maioria delas do Rio Grande do Sul, registraram índices abaixo dos 30%, o que representa quase 25% do total de municípios com baixa umidade no país.
As demais cidades ficam localizadas principalmente no interior do Nordeste, onde o tempo seco e ensolarado predomina há dias. Destaque para os municípios de Arco Verde-PE, Monteiro-PB e Ibimirim-PE, todas com 13% (Estado de Alerta). Além do tempo seco, outro fator que contribui para os baixos índices de umidade relativa do ar é a elevada temperatura, com máxima de 40,5ºC em Teresina-PI, 40,4ºC em Pão de Açúcar-AL, 39,5ºC em Esperantina-PI e 39,1ºC em Caxias-MA neste domingo.
Previsão
De acordo com os meteorologistas da Somar, o padrão de distribuição de chuva não muda pelos próximos 15 dias. As precipitações permanecem sobre o centro e norte do país, com destaque para acumulados de mais de 100mm no oeste de Minas Gerais, Brasília, nordeste de Goiás e oeste e sudoeste da Bahia (entre hoje e sexta-feira).
Por outro lado, o Sul seca consideravelmente. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, em um primeiro momento os produtores comemoram, pois podem realizar atividades que exigem a presença do sol (colheita do trigo, por exemplo). “Entretanto, se olharmos para frente, perceberemos que a chuva não voltará de forma intensa e generalizada pelos próximos 15 dias. Isto deverá fazer com que os agricultores comecem a reclamar de falta de chuva”, analisa o meteorologista.