A Universidade de Brasília (UnB) divulgou o novo edital de abertura do 1º Vestibular de 2013 após a inclusão das cotas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Por meio do processo seletivo, a UnB oferece 2.092 vagas, das quais 305 vagas estão reservadas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e aos demais candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita. Nas duas faixas de renda, há ainda a reserva de vagas para pretos, pardos ou indígenas. Do total de vagas do Vestibular, 20% continuam a ser oferecidos pelo Sistema de Cotas para Negros. O edital da terceira etapa do PAS adaptado ao novo Sistema de Cotas para Escolas Públicas, que será divulgado na próxima semana, também trará 305 vagas reservadas para essas cotas.
VAGAS – Com a introdução das novas cotas, o 1º Vestibular de 2013 oferece 1.366 vagas pelo Sistema Universal, 421 pelo Sistema de Cotas para Negros, além das vagas do Sistema de Cotas para Escolas Públicas.
As cotas foram calculadas com base no percentual de 12,5% das vagas de cada curso. Os cálculos que resultaram em vagas fracionadas foram arredondados para o número inteiro acima. O Diretor Técnico de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação da UnB, Sérgio Antonio Andrade de Freitas, salienta que o percentual foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB e que a composição das novas tabelas de vagas seguiu a fórmula prevista pela legislação das Cotas para Escolas Públicas. “O número total de vagas ofertadas pela Universidade pelo novo sistema é o somatório das vagas reservadas por curso”, ressaltou, acrescentando, ainda, que foi utilizado o índice populacional de 56,19% de pretos, pardos e indígenas no Distrito Federal, segundo o IBGE, na composição da cota para candidatos dessas etnias.
CRONOGRAMA – O Coordenador Acadêmico do Cespe/UnB, Paulo Portela, afirma que a suspensão das inscrições do Vestibular para a adequação do edital ao novo sistema de cotas causou impacto no cronograma o evento. “As datas foram ajustadas para a implementação dos procedimentos definidos no Decreto que regulamentou a Lei das Cotas para Escolas Públicas”, justificou. A aplicação do Vestibular foi remarcada para 12 e 13 de janeiro de 2013.
Também haverá reabertura do período de inscrições. O novo prazo será de 26 de outubro a 9 de novembro. As inscrições realizadas anteriormente continuam valendo. No entanto, os candidatos já inscritos poderão alterar os dados de sua inscrição, caso desejem aderir ao novo sistema. Os candidatos também poderão realizar novas inscrições, devendo, no momento da inscrição, optar, além do campus, curso e turno, pelo sistema que deseja concorrer prioritariamente.
OPÇÕES – Os candidatos que se inscreverem para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas deverão optar por concorrer prioritariamente às vagas reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, ou às vagas reservadas aos candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita. Deverão, ainda, optar por concorrer prioritariamente às vagas reservadas aos candidatos pretos, pardos ou indígenas, ou às vagas reservadas aos candidatos de escolas públicas que não se declararam pretos, pardos ou indígenas.
INSCRIÇÕES – Os procedimentos de inscrição poderão ser feitos no endereço eletrônicowww.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_13_1. As taxas são de R$ 110,00 para candidatos e de R$ 85,00 para treineiros, que participam das provas, mas não concorrem às vagas.
Os candidatos já inscritos que não desejarem mais participar do Vestibular podem solicitar a devolução da taxa de pagamento no período de 26 a 31 de outubro, no endereço eletrônico mencionado.
CRITÉRIOS – A comprovação de que o candidato concluiu integralmente o ensino médio em escola pública será feita mediante a apresentação de uma lista de documentos. A apuração e a comprovação da renda familiar bruta per capita tomarão por base as informações prestadas e os documentos fornecidos pelo candidato, em procedimento de avaliação socioeconômica. As listas de documentos serão divulgadas em comunicado previsto para ser divulgado no dia 25 de outubro.
Os candidatos do Sistema de Cota para Escolas Públicas que vão concorrer prioritariamente às vagas reservadas aos pretos, pardos ou indígenas deverão, no momento da inscrição, assinar digitalmente um termo de autodeclaração em que confirmam ser de uma dessas etnias.
“É importante que os candidatos fiquem atentos às informações que serão divulgadas em comunicado específico, que dizem respeito ao tipo de documento exigido e à forma como a documentação deverá ser entregue, para que o candidato tenha sua inscrição homologada para o sistema ao qual faz jus. O candidato deve garantir a veracidade das informações que vai apresentar para que não tenha problemas posteriormente”, destaca Paulo Portela.
As inscrições não homologadas na cota para renda familiar bruta igual o inferior a 1,5 salário mínimo per capita serão consideradas para a cota de renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita. As inscrições não homologadas para a cota para candidatos pretos, pardos ou indígenas serão consideradas para a cota de candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas e que não se declararam pretos, pardos ou indígenas. Os candidatos que não tiverem a inscrição homologada para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas concorrerão pelo Sistema Universal.
MANTIDOS – Alguns pontos do Vestibular permaneceram inalterados. A participação pelo Sistema de Cotas para Negros do Vestibular continua como antes. Os candidatos inscritos para concorrerem prioritariamente nesse sistema serão convocados para entrevista pessoal antes da realização das provas. Aqueles que não tiverem a inscrição homologada para o Sistema de Cotas para Negros passarão a concorrer pelo Sistema Universal.
O benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição continuará a ser oferecido a candidatos carentes que forem membros de família de baixa renda e tenham inscrição no CadÚnico. As solicitações poderão ser feitas no mesmo período de reabertura das inscrições. O candidato que tiver a solicitação de isenção deferida estará dispensado de comprovar ter renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
Os estudantes da rede pública do Distrito Federal que estiverem cursando o último ano do ensino médio ou o 3º semestre do terceiro segmento da EJA estão dispensados do pagamento da taxa de inscrição, embora tenham que requisitar o subsídio conforme instruções dos editais.
Foi mantida, também, a exigência de Certificação de Habilidade Específica para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (Bacharelado/Licenciatura), Artes Plásticas (Bacharelado/Licenciatura), Desenho Industrial (Bacharelado), Música (Bacharelado), Música (Licenciatura) e Educação Artística: Música (Licenciatura). Os candidatos do Vestibular que concluíram pelo menos duas séries do ensino médio nas localidades informadas no edital do evento, que abrangem os campi de Ceilândia, Gama e Planaltina, terão o resultado de cada prova objetiva multiplicado por 1,2, desde que comprovem essa condição.
CONTATO
Outras informações no site www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_13_1 ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 8h30 às 19h – Campus Darcy Ribeiro, Sede do Cespe/UnB – pelo telefone (61) 3448 0100.
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB